Doze presos cultivam horta criada pela direção do presídio de Cataguases

Doze presos cultivam horta criada pela direção do presídio de Cataguases

Está em franca produção a horta – totalmente orgânica – mantida por doze detentos do presídio de Cataguases. A iniciativa foi retomada em dezembro do ano passado pela direção daquela unidade, e ocupa grande parte de sua área frontal (cerca de 400 metros quadrados) onde são cultivados em torno de vinte variedades de legumes, hortaliças e frutas, conforme conta Valdinei Camargo, diretor do presídio.

Doze presos cultivam hortaA atividade representa ocupação produtiva para os detentos e é uma fonte complementar de alimentos saudáveis para instituições de caridade e assistenciais como creches, escolas da rede municipal e estadual, APAE e Lar São Vicente de Paulo, entre outras. “Pelo menos três vezes por semana entregamos a estas instituições a colheita de nossa horta, conta Valdinei. Nesta quarta-feira, foram colhidos alface, couve, mostarda, tomate, milho verde, quiabo, abobrinha, salsa, cebolinha e até abiu amarelo.

– Em breve vamos produzir muita mandioca porque plantamos duas mil covas, acrescenta o diretor da unidade que explica os critérios que definem quem trabalha ali. “É preciso que o interessado tenha concluído o Ensino Médio ou esteja estudando aqui na unidade. Dos doze selecionados que estão trabalhando, apenas um não está no regime fechado. Com isso – continua Valdinei – recebem um dia de remição na pena a cada três de serviços prestados. A vantagem para quem está estudando é que consegue uma redução maior dos dias de pena, completa.

As sementes que deram origem à horta foram doadas pela comunidade. Já o esquema de trabalho dos doze presos responsáveis pela produção é de segunda a sexta-feira, sendo que aos sábados e domingos, apenas dois deles fazem a manutenção enquanto os demais folgam, explica Valdinei. “O projeto vem dando muito certo, principalmente porque os apenados estão muito envolvidos com esta tarefa. A gente vai ampliar o tamanho dessa horta para aumentar a nossa produção e ajudar ainda mais as entidades assistenciais de Cataguases”, finalizou.

Doze presos cultivam hortaNOTÍCIAS RELACIONADAS

Fernando Pacheco destina recursos para obras no presídio de Cataguases

Presídio de Cataguases volta a receber visitas a partir de sábado

Presídio de Cataguases volta a receber presos da Comarca

Doze presos cultivam horta Doze presos cultivam horta

Doze presos cultivam horta

Doze presos cultivam horta