Agentes de Combate a Endemias são capacitados para vigilância da febre maculosa

Agentes de Combate a Endemias são capacitados para vigilância da febre maculosa

A Fundação Ezequiel Dias (FUNED) por meio do Laboratório de Entomologia, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina, realizou uma capacitação de campo para a coleta de carrapatos pelas técnicas de arrasto e coleta ativa em animais de produção.

A iniciativa ocorreu nos dias 17, 18 e 19 de maio, nos municípios de Cataguases, Itamarati de Minas e Leopoldina, em locais de circulação de capivaras. As capivaras são importantes hospedeiros do carrapato estrela, principal vetor envolvido na transmissão da febre maculosa. Participaram desta capacitação 14 Agentes de Combate a Endemias, além dos municípios citados, Astolfo Dutra, Dona Euzébia, e Laranjal.

Diversas espécies de carrapatos podem estar envolvidas na transmissão ou manutenção da bactéria causadora da febre maculosa, sendo a principal espécie a bactéria Rickettsia rickettsii. A de maior relevância na transmissão da doença é o Amblyomma cajennense, conhecido popularmente como carrapato estrela.

O biólogo Élcio Amaral Ferreira, que atua como educador em saúde do Núcleo de Controle de Endemias de Cataguases, destacou a importância da capacitação para a vigilância da febre maculosa. “Não sabemos quando teremos casos da doença em nosso município. Estar preparado para a adequada coleta dos vetores, neste caso os carrapatos, é fundamental para auxiliar a vigilância na investigação de casos suspeitos ou confirmados de febre maculosa em seres humanos”, disse.

Para o responsável pela equipe da FUNED, Giovani Pontel Gonçalves, que ministrou a capacitação, ela atingiu os objetivos propostos destacando que “os agentes que participaram desta iniciativa se mostraram interessados e comprometidos com o trabalho, isso é fundamental para as atividades de campo pois os próprios agentes correm risco de contaminação caso não sigam as recomendações de segurança,” lembrou.

Sobre a doença

O Ministério da Saúde destaca que a Febre Maculosa é uma doença febril aguda de gravidade variável, mas de alta letalidade. Os sintomas – que podem ser confundidos com os de várias outras doenças – são febre, dor de cabeça intensa, dores no corpo, náuseas, vômitos, dor abdominal, diarreia e até manifestações hemorrágicas como manchas vermelhas pelo corpo. É importante ficar atento aos sintomas e informar ao médico sobre a existência de história recente de picadas de carrapatos.

Prevenção

* A principal medida de prevenção da febre maculosa é evitar o contato com carrapatos.

* Use roupas claras, para ajudar a identificar o carrapato, uma vez que ele é escuro.

* Use calças, botas e blusas com mangas compridas ao caminhar em áreas arborizadas e gramadas.

* Evite andar em locais com grama ou vegetação alta.

* Use repelentes de insetos;

* Verifique se você e seus animais de estimação estão com carrapatos;

* Se encontrar um carrapato no corpo, remova-o com uma pinça.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Secretaria de Saúde orienta sobre como usar autotestes para Covid-19

Saúde convoca para vacinação contra o sarampo a partir de segunda-feira

Campanha de vacinação da gripe começa na segunda-feira

Fonte: SES-MG | Texto e fotos: Lutianni Dias Brazolino