Professores do município vão receber o piso salarial proporcional da categoria

Professores do município vão receber o piso salarial proporcional da categoria

Os professores da rede municipal de ensino de Cataguases vão receber conforme o piso nacional de salário da categoria. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira, 12 de maio, pelo prefeito José Henriques e pela Secretária Municipal de Educação, Luci Mara Guedes, durante encontro com representantes do Sindicato dos Servidores Municipais – Sinserpu – e SindUTE.

Conforme explicou José Henriques, o professor da rede municipal que trabalha 20 horas semanais vai passar a receber R$ 1.922,81 mensais (atualmente recebe R$ 1.508,35), o que representa metade do valor do piso nacional, que é referente a 40 horas semanais. Como há no município professores com carga horária de 30 horas por semana, eles também terão o piso atualizado proporcionalmente, acrescentou Luci Mara.

– Esse é o esforço administrativo que a gente conseguiu fazer, neste primeiro momento, para adequar o salário dos professores, revela José Henriques. “Mas não paramos por aqui, porque como sabemos da defasagem salarial das demais categorias da Educação, estamos agora estudando a melhor forma de sanar isto”, completou o prefeito. Ele também informou que nesta sexta-feira, 13, vai encaminhar o projeto de lei com o novo piso salarial dos professores para a Câmara Municipal. Em caso de aprovação rápida, o novo valor será pago já em junho, disse.

A representante do SindUTE na reunião, Rosani Brito, disse que não vai se manifestar “neste primeiro momento porque preciso, antes, ouvir a categoria”, mas avisou que o ideal seria o reajuste para todos profissionais da Educação do Município, apesar de reconhecer a necessidade de um estudo mais aprofundado sobre o assunto o que vai evitar eventuais problemas no futuro. O presidente do Sinserpu-Cataguases, Carlos Silvério da Silva Oliveira, considerou positiva a iniciativa do chefe do executivo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Legislativo municipal entrega comenda a professores de Cataguases

Cataguases recusa proposta do governo de Minas de municipalizar a educação

Prefeitura determina aulas on-line na rede municipal de ensino