Cataguases recusa proposta do governo de Minas de municipalizar a Educação

Cataguases recusa proposta do governo de Minas de municipalizar a Educação

O Prefeito José Henriques e a Secretária Municipal de Educação, Luci Mara Guedes, revelaram com exclusividade ao Site do Marcelo Lopes que Cataguases não vai aderir ao projeto Mãos Dadas do Governo de Minas, que propõe municipalizar a Educação nos anos iniciais (primeiro ao quinto ano). A notícia foi dada durante uma entrevista em vídeo, transmitida na fanpage do Site no Facebook, e atende ao desejo dos professores da rede estadual, que seria a mais prejudicada, caso a proposta fosse aceita pelo município.

Mara (foto à direita) contou que o governo de Minas propôs aos municípios assumirem as séries iniciais do Ensino Fundamental, inclusive os professores e demais servidores, além da manutenção física das escolas. Desde o início ela colocou-se contrária a esta possibilidade que segundo explicou traria “um transtorno enorme ao professor da rede estadual atingido pela medida e, também, porque nosso município não tem condições de fazer esta municipalização neste momento”, afirmou. Cataguases mantém 24 escolas municipais e, na região, é a cidade que tem o maior número de unidades educacionais sob a responsabilidade da prefeitura.

O Prefeito José Henriques (foto abaixo) ressaltou que em conversa com o deputado estadual Fernando Pacheco, conheceu os pontos negativos deste projeto. A respeito da questão financeira, ele considera “este projeto praticamente inviável para o município com base no que estamos vivendo hoje, pois o município está quase quebrado, com muitas dívidas e com a prioridade voltada para a Saúde por conta da pandemia”, destacou. José completou afirmando que o projeto “ainda nos coloca a responsabilidade de transferir os alunos destas séries iniciais que estudam em colégios que oferecem o Ensino Fundamental completo, para a rede municipal, o que seria um enorme transtorno para todos”, afirmou.

Na entrevista José Henriques também abordou o recebimento de emendas do deputado Fernando Pacheco, no valor de R$ 2,7 milhões, informando também que nesta sexta-feira, 30, assinou os últimos documentos visando a receber estes recursos que serão utilizadas em obras de infraestrutura e até para investimento em nossas escolas. Além disso, acrescentou, vai dar andamento nas emendas que foram liberadas ano passado e estavam paradas aguardando ação do município. Neste sentido, citou como exemplo, o recurso para a pavimentação de uma rua no distrito de Sereno, entre outras, finalizou o prefeito.