IF Sudeste-MG em Cataguases inicia cursos de Programação e Robótica

IF Sudeste-MG em Cataguases inicia cursos de Programação e Robótica

Através de recursos fomentados pelo Ministério da Educação (MEC) e uma parceria entre o IF Sudeste-MG e as Superintendências de Ensino (SRE) de Leopoldina e Ubá, o Campus Avançado Cataguases iniciará a oferta de cursos de extensão relacionados a robótica para escolas da rede pública de Cataguases e região ainda neste mês de Maio.

Os cursos serão ofertados como parte das atividades do projeto LABIA-R: Laboratório de Inteligência Artificial e Robótica Ada Lovelace, coordenado pelos professores do IF Sudeste-MG Alex Fernandes da Veiga Machado, Bianca Portes de Castro e Lucas Grassano Lattari, com colaboração técnica da professora da Rede Estadual Marina Bigogno. Este projeto foi aprovado com recursos do MEC por meio do Chamamento Público IFES no 01/2021, de apoio à iniciação tecnológica com foco no ensino de programação aplicada.

Foram selecionados projetos nacionais voltados à promoção da iniciação tecnológica com foco no ensino de programação aplicada para estudantes dos dois últimos anos do Ensino Fundamental (turmas de oitavo e nono anos) de escolas públicas, associados ao ensino, pesquisa e extensão, aberto às autarquias da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal), instituídas pela Lei no 11.892, de 29 de dezembro de 2008.

Ao todo serão atendidos cerca de 400 alunos (divididos entre a SRE-Leopoldina e Ubá). Os quais participarão de um curso de Programação e Robótica com carga horária de 20 horas, trabalhando conceitos que vão desde a lógica de programação a aplicação de algoritmos em robôs. Para tanto, o Instituto Federal disponibilizará celulares, tablets e kits de robótica para as práticas durante o curso. Os cursos serão gratuitos, nas próprias dependências da escola e certificados pelo Instituto Federal.

As instituições que serão atendidas neste primeiro momento, indicadas pela SRE-Leopoldina, serão:
Escola Estadual Manuel Inácio Peixoto (Bairro Granjaria)
Escola Estadual Astolfo Dutra (Bairro Dico Leite)
Escola Estadual Professor Clóvis Salgado (Bairro Pampulha)
Escola Estadual Luiz Salgado Lima (na cidade de Leopoldina)

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

IF Sudeste Campus Cataguases tem vagas em cursos técnicos

IF Sudetes Cataguases desenvolve projeto de intercâmbio de idiomas com o Canadá

Secretário do MEC conhece o Campus Avançado do IF Sudeste de Cataguases

Fonte e fotos: IF Sudeste Cataguases