Secretário do MEC conhece o Campus Avançado do IF Sudeste de Cataguases

Secretário do MEC conhece o Campus Avançado do IF Sudeste de Cataguases

O Campus Avançado do IF Sudeste de Cataguases recebeu na manhã desta quinta-feira, 3 de março, a visita de Tomás Dias Sant’Ana, Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). Ele estava acompanhado do Reitor do IF Sudeste MG, André Diniz de Oliveira, e foi recebido pelo diretor geral da unidade cataguasense, Leandro Motta Borges. Também estiveram presentes o Prefeito José Henriques, a Secretária Municipal de Educação, Luci Mara Guedes, os assessores do deputado estadual Fernando Pacheco, Edson Hessel e Altamiro Júnior, além de João Paulo Vargas Vairo, representando o deputado federal Júlio Delgado.

Após visitar as instalações do Campus Avançado de Cataguases que ocupa um pavimento do Colégio Cataguases, Tomás Sant’Ana, conheceu um pouco da história daquele prédio que é tombado pelo Patrimônio Histórico. Ele também ouviu de Leandro Borges um relato sobre aquela unidade, que começou a funcionar em 2015 e hoje conta com diversos cursos técnicos, projetos de extensão e de pesquisa, além de dar início – nos próximos dias – a um curso de pós-graduação. O secretário também conheceu as principais carências da unidade, como a falta de profissionais.

O reitor do IF Sudeste, André Diniz de Oliveira, em seu pronunciamento frisou o compromisso de desenvolver o campus avançado de Cataguases. “Estamos verdadeiramente empenhados nisso, e é um esforço institucional imenso que fazemos neste sentido”, destacou, lembrando que a visita do Secretário a unidade de Cataguases é parte desse trabalho. Tomás Sant’Ana fez um relato da realidade dos Institutos Federais no país e o seu esforço para atender suas necessidades e a qualidade do ensino.

– Temos trabalhado arduamente na busca de melhorias para os IFs. Há dificuldades, sim, mas tenho priorizado a área técnica, disse. Segundo ele, “as maiores dificuldades são o orçamento limitado e a falta de pessoal. Entretanto, Tomás afirmou que espera equalizar a situação este ano porque o orçamento, que antes sofria cortes, recebeu um pouco de recursos, apesar de estarem ainda abaixo do necessário”, contou otimista.

O prefeito José Henriques colocou-se à disposição do IF Sudeste no sentido de apoiar seu crescimento na cidade. “Temos todo interesse que esta instituição se fortaleça em Cataguases e traga mais cursos para cá, porque sabemos que há uma demanda enorme neste sentido, aliado à qualidade do ensino aqui oferecido”, frisou. Luci Mara Guedes também seguiu nesta mesma linha, dizendo que o Campus Avançado do IF Sudeste em Cataguases “cresceu significativamente nestes sete anos de funcionamento na cidade.” Altamiro Júnior, falando em nome do deputado Fernando Pacheco, reiterou o apoio ao Campus Avançado de Cataguases.