Objetos em contato com a rede elétrica podem causar graves acidentes

Objetos em contato com a rede elétrica podem causar graves acidentes

Priorizar a segurança e a vida das pessoas faz parte do dia a dia da Energisa. Afinal, o contato com a rede elétrica ou a simples aproximação de um objeto condutor de eletricidade pode causar choques, queimaduras e consequências fatais.
Algumas atitudes, como instalar uma antena, subir em uma árvore para colher frutas, retirar uma pipa que enroscou nos fios ou fazer uma poda, são observadas no nosso no cotidiano. O problema é que a maioria não se atenta aos riscos. E além dos perigos, quando um objeto ou uma árvore cai sobre a rede elétrica pode romper cabos e fios de energia, deixando inúmeras pessoas sem energia. “Dependendo das condições climáticas, o perigo pode ser ainda maior. Infelizmente temos relatos dessas situações principalmente em casos de chuvas com ventos fortes”, explica Anderson.

Por isso, reforçar os cuidados com a rede de energia é uma forma preventiva de alertar a população sobre os perigos de acidentes. Instalar uma antena de TV, por exemplo, pode até parecer fácil, mas alguns cuidados são indispensáveis. “O ideal é instalar antenas longe da rede elétrica, de preferência do lado oposto à rede de energia, não instalar embaixo de marquises ou próximo a para-raios e contratar um profissional capacitado e com equipamentos de segurança para realizar o serviço”, orienta Wagner Bife, Engenheiro de Segurança da Energisa.

Em casos de acidentes com a rede de energia ou se algum objeto cair sobre a rede – até mesmo uma pipa que fique enroscada nos fios – não tente recuperar. Entre em contato com a Energisa.

Fonte e foto: Energisa Minas Gerais