Minas Consciente termina e apenas decretos municipais orientam sobre Covid-19

Minas Consciente termina e apenas decretos municipais orientam sobre Covid-19

O governo de Minas Gerais anunciou nesta quinta-feira, 10 de março, que a partir do próximo sábado, será finalizado o Programa Minas Consciente. Ele foi elaborado para o acompanhamento da pandemia da Covid-19 e a criação de protocolos para a retomada gradual e segura das atividades econômicas. Na ocasião, também foi informado que na mesma data também deixará de ser obrigatório em todo o território mineiro o uso de máscara em locais abertos.

A decisão se deu a partir do avanço da vacinação e a queda no número de casos e taxa de óbitos pela covid-19 no estado, explicou o Secretário de Estado da Saúde, Fábio Baccheretti. Somente na última semana, a incidência caiu 50%. Considerando os últimos 14 dias, a queda chega a 60%. Há seis meses, Minas Gerais está com todas as macrorregiões na onda verde do plano.

Sobre este assunto, a direção da Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases informou considerar “ainda muito cedo para afirmar sobre a queda de casos no município.” Segundo Vinícius Franzone, diretor daquela Secretaria, com o fim do Programa Minas Consciente, Cataguases vai seguir estritamente o que determina os Decretos Municipais a respeito da Covid-19 e não mais aos Protocolos e Exigências do Minas Consciente”, disse.

Paralelamente, ele atualizou as informações sobre o andamento da vacinação contra a Covid-19 no município. A primeira dose já foi aplicada em 58.478 pessoas, o equivalente a 83,36% do público alvo. Já a segunda dose alcançou 53.731 pessoas ou 76,60% do total a ser imunizado. Por fim a dose de reforço já foi aplicada em 28.365 pessoas o que equivale a 40,44% dos adultos. Com relação ao público infantil, a primeira dose foi aplicada em 3.679 crianças (64,54% do total) e a segunda dose em 331 crianças (5,81%).

Com informações da Agência Minas | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF