Defesa Civil segue monitorando rio Pomba e encostas da cidade

Defesa Civil segue monitorando rio Pomba e encostas da cidade

A chuva que cai sobre Cataguases desde a sexta-feira, 7, colocou o município em estado de alerta. Como a previsão do tempo para o fim de semana ainda é de chuvas volumosas para a região, a Defesa Civil vem monitorando o nível da água no rio Pomba e nos cursos d’água das cidades do entorno, além da vazão da PCH Ivan Botelho III, que fica em Astolfo Dutra. A informação é do coordenador da Defesa Civil de Cataguases, Alexandre Rodrigues, o Tico Tico.

Apesar do nível do Pomba ter subido significativamente durante a noite e alcançado nesta manhã 4,52 metros (transborda a partir de 5,50 metros), por volta das 9 h deste sábado, ele começou a se estabilizar e havia a tendência de redução deste volume porque seus afluentes também registravam níveis inferiores aos até então alcançados, bem como a vazão da PCH Ivan Botelho III também havia sido reduzida. Sobre a represa, o volume de maior vazão foi alcançado às 23 horas desta sexta-feira, de 225,8 metros cúbicos por segundo.  A última medição a que o Site teve acesso, feita às 10 horas deste sábado, a vazão estava em 156 metros cúbicos por segundo.

Conforme explicou Tico Tico, a preocupação no momento também se estende para as áreas próximas ao ribeirão Meia Pataca, que também está com seu nível elevado, além de encostas já que a terra molhada favorece a ocorrência de desmoronamentos e quedas de muro. Até o fechamento desta matéria a Defesa Civil não havia registrado nenhuma ocorrência mais grave e segue fazendo vistoria em áreas de risco, completou o coordenador daquele órgão.

LEIA TAMBÉM
Calor deve marcar o fim de semana, e os temporais também