Zona da Mata: PCMG apresenta balanço de atividades desenvolvidas em 2021

Zona da Mata: PCMG apresenta balanço de atividades desenvolvidas em 2021

Mais de 830 prisões efetuadas, 54.575 documentos de identidade confeccionados, aproximadamente 203.071 documentos de trânsito emitidos, 21.435 exames de legislação e 66.083 exames de direção veicular realizados. Esse foi o resultado de algumas das atividades desenvolvidas pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) no ano de 2021, na área de abrangência do 4º Departamento de Polícia Civil (4º DEPPC), que compreende as delegacias regionais em Juiz de Fora (1ª DRPC), Ubá (2ª DRPC), Leopoldina (3ª DRPC), Muriaé (4ª DRPC) e Viçosa (5ª DRPC), bem como suas Áreas Integradas de Segurança Pública, com atuação em 86 municípios da Zona da Mata mineira.
De acordo com o chefe de departamento, delegado-geral Gustavo Adélio Lara Ferreira, 19.617 procedimentos investigativos foram instaurados neste ano e 18.124 procedimentos investigativos também foram relatados e remetidos à Justiça. “Também foram expedidas 2.961 medidas protetivas pela Polícia Civil. Além disso, foram emitidos 23.848 laudos de exames periciais no âmbito do Departamento”, destaca o delegado.

Segundo ele, esses números refletem a dedicação e o efetivo desempenho dos servidores do 4º DEPPC. “Alcançamos esses resultados, em virtude do empenho de policiais civis e servidores administrativos neste ano, que executaram suas atividades com comprometimento, seguindo os valores, a missão e a visão da Polícia Civil de Minas Gerais”, destaca, parabenizando os profissionais e reforçando que a integração com outras forças de segurança, bem como parcerias com o Ministério Público, o Poder Judiciário e outras instituições também colaboraram com os trabalhos de polícia judiciária. “Agradecemos todas as parcerias, pois essas iniciativas integradas somam e unem forças que visam contribuir com o bem-estar social”, conclui.

Combate à criminalidade

O delegado Gustavo Adélio Lara Ferreira também ressalta sobre a atuação da PCMG no combate à criminalidade violenta na Zona da Mata mineira. “Em se tratando dos crimes de homicídios, por exemplo, na área da 1ª Delegacia Regional em Juiz de Fora, foram elucidados 90% dos crimes de homicídios consumados e tentados registrados neste ano. No âmbito da 2ª Delegacia Regional em Ubá, 82% desses crimes também foram apurados. A 3ª Delegacia Regional em Leopoldina também esclareceu 70% dos homicídios, entre tentados e consumados”, enfatiza, complementando informações sobre as áreas que compreendem as Delegacias Regionais em Muriaé e Viçosa. “Em Muriaé, 64,8% dos homicídios tentados foram elucidados e 75,2% dos homicídios consumados esclarecidos. Por fim, em Viçosa, cerca de 65% dessas práticas criminosas também foram  apuradas”, informa.

Operações policiais

Conforme o chefe de departamento, 549 operações foram realizadas,  visando coibir atuações criminosas na região do 4º DEPPC. “Diversas ações foram deflagradas neste ano, resultando em toneladas de drogas apreendidas, inclusive com uma apreensão recorde no estado, de 8,7 toneladas de maconha, em operação conjunta realizada com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), recentemente, no dia 19 de novembro, em Juiz de Fora. As operações na região do departamento também culminaram em outras relevantes apreensões, bem como em prisões de mais de 830 suspeitos na Zona da Mata mineira, contribuindo para a redução da criminalidade violenta”, salienta.

Fonte e foto: ASCOM – Polícia Civil de Minas Gerais