Prova de vida: INSS altera prazos para bloqueio de pagamento de benefícios

Prova de vida: INSS altera prazos para bloqueio de pagamento de benefícios

Depois de definir que a Prova de Vida passa a ser na data de aniversário a partir de 2022, o INSS publicou, na edição de terça, 28 de dezembro, no Diário Oficial da União, a Portaria nº 1.400, que traz novidades e detalha os prazos para a comprovação. Vale ressaltar que trata-se de duas situações: a primeira diz respeito aos segurados que estão com a prova de vida válida e a outra se refere aos beneficiários que não fizeram a prova de vida em 2020 e 2021.



Na primeira situação, os segurados devem fazer sua comprovação de vida na rede bancária no mês de seu aniversário, a partir de janeiro de 2022. Ou seja, quem faz aniversário em janeiro fará a prova de vida em janeiro. Quem faz em fevereiro, fará em fevereiro e assim sucessivamente. Nesse caso, os segurados que deixarem de realizar a prova de vida no período de janeiro a junho de 2022, poderão ter seu pagamento bloqueado a partir de julho de 2022. Ou seja, é importante que os segurados do INSS fiquem atentos para, em 2022, realizarem a comprovação de vida no mês de seu aniversário.



Já a segunda situação diz respeito aos beneficiários do INSS que não realizaram a comprovação de vida até o final de 2021. Eles devem realizar o procedimento de forma escalonada, antes da competência de bloqueio, conforme tabela disponível no site do INSS, no endereço inss.gov.br. Só para exemplificar essa questão, os segurados que deveriam ter feito a comprovação em dezembro de 2020 e não fizeram, devem realizar o procedimento antes de fevereiro para evitar o bloqueio. Por isso, aqueles que estão sem realizar a prova de vida fiquem atentos e procurem saber qual o prazo limite para a realização do procedimento e, dessa forma, evitar bloqueios no pagamento.



A prova de vida deverá ser feita em qualquer órgão pagador da instituição financeira responsável pelo pagamento do benefício.
Para outras orientações, acesse AQUI o link com perguntas e respostas sobre o tema.

Fonte: Rádio Muriaé | Foto: Arquivo