Peterson Filho, de Cataguases, é campeão brasileiro de Motocross

Peterson Filho, de Cataguases, é campeão brasileiro de Motocross

Ibirubá, cidade de 21 mil habitantes, a 50 km a Sul-Oeste de Carazinho, a maior da região no Rio Grande de Sul, vai ficar para sempre na memória do cataguasense Peterson Possani Peres Filho. Lá, ele viveu – em pouco mais de uma hora deste domingo, 12 de dezembro – suas mais fortes emoções. Com apenas 18 anos de idade e a vida inteira dedicada ao esporte, Peterson Filho conquistou o título em uma prova emocionante, após cair da moto, ficar em último lugar e o que parecia ser o final de um sonho, transformar-se no combustível que lhe faltava para chegar em segundo lugar e sagrar-se, pela primeira vez na carreira, campeão brasileiro de Motocross na categoria Nacional Pró.

Peterson Filho (foto ao lado) conquistou o título que faltava em sua já vitoriosa carreira, apesar de sua pouca idade. O cataguasense começou no esporte quando tinha apenas 4 anos de idade, como diversão no condomínio onde morava. A partir daí construiu um currículo invejável no Motocross. Foi campeão mineiro, quatro vezes campeão carioca e oito vezes campeão da Zona da Mata de Motocross. No próximo final de semana, incansável, disputa a final da categoria no campeonato capixaba. Domingo, a 1.700 km de sua terra natal, ele foi campeão pela Confederação Brasileira de Motociclismo em uma motocicleta Honda CRF 230 e, no próximo final de semana, no Espírito Santo, vai correr em uma Kawasaki KXF 250.

Sobre a atual temporada, Peterson diz ter sido “uma das mais difíceis” da carreira, “especialmente por conta da pandemia e do pouco patrocínio, inclusive de nenhuma empresa de Cataguases”, salienta. Apesar das dificuldades ele manteve uma regularidade ao longo do campeonato que lhe deu uma certa tranquilidade na final. “Eu podia chegar até em terceiro lugar que seria o campeão”, conta, mas uma queda logo após a largada, na primeira curva, quase deixou o sonho de ser campeão pelo caminho. E foi preciso fazer uma prova com muita garra e técnica para chegar na segunda colocação e conquistar o título, que foi muito comemorado ainda na pista.

A categoria Nacional Pró, em que Peterson Filho é campeão, é formada por motos produzidas no Brasil mas que podem receber preparações especiais previstas no regulamento. Ao lado das categorias MX1 e MX2 são as principais do Motocross, explica. Sobre o futuro, ele diz já estar pensando na temporada de 2022. “Quero representar minha cidade de novo e já estamos em busca de patrocínio para tentar trazer o bicampeonato para Cataguases”, projeta. Por fim, Peterson fez agradecimentos. “Primeiro a Deus, meus pais e familiares por confiar em mim, e todos os meu apoiadores desse ano, principalmente ao meu mecânico Júlio, pelo talento e competência”, finalizou.

Fotos: CBM e Peterson Filho