Saúde de Cataguases realiza Jornada em Medicina de Família e Comunidade

Saúde de Cataguases realiza Jornada em Medicina de Família e Comunidade

Foi aberta no início da tarde desta segunda-feira, 22 de novembro, a I Jornada Cataguasense em Medicina de Família e Comunidade. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases e acontece até a próxima quarta-feira, 24, na sede do Sindicato dos Eletricitários. O evento conta com palestras sobre o tema, apresentação de trabalhos científicos e para encerrar, um debate sobre o tema “O cuidado integral dentro da Rede de Atenção à Saúde.

A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito José Henriques, do Secretário Municipal de Saúde, Ricardo Mattos, do diretor da Gerência Regional de Saúde de Leopoldina, Renan Guimarães de Oliveira e do presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases, Joseph Freire. Ele, inclusive, frisou em seu pronunciamento que um dos objetivos da Jornada é “fortalecer a estrutura e os serviços de Atenção Primária à Saúde, o que é uma fundamental estratégia para garantir a sustentabilidade dos sistemas de saúde possibilitando maior equidade na assistência à população”, frisou.

 

Em seu breve discurso, o prefeito José Henriques elogiou a iniciativa da Secretaria de Saúde em realizar a Jornada afirmando que o aprimoramento do conhecimento é um dos pilares para se praticar um atendimento de qualidade em saúde. “Atender com qualidade a nossa população é a nossa maior meta e para isso é preciso que tenhamos profissionais treinados e atualizados, que é o que se busca por meio deste evento”, disse. Ricardo Mattos falou sobre a programação da Jornada que, segundo frisou, busca trazer temas relevantes do dia a dia e também apresentar casos concretos visando aprimorar nosso trabalho e, consequentemente, beneficiando a população.

Renan Guimarães, diretor da GRS-Leopoldina, também salientou a importância do aperfeiçoamento dos profissionais de saúde dizendo ainda que a Regional que dirige apoia todas as iniciativas neste sentido. Ele elogiou o evento da Secretaria de Saúde de Cataguases destacando que isso somente foi possível devido ao quadro atual da Covid-19 na região, “que vem apresentando um franco declínio no números de novos casos”, finalizou. A primeira palestra foi apresentada por Ana Carla Alvarenga (foto ao lado), Assistente Social pós-graduada em “Dependência Química”, que falou sobre “A Saúde Mental e os desafios na Atenção Primária à Saúde”.

Veja abaixo a programação completa do evento.

Programação e Inscrição da I Jornada Cataguasense em Medicina de Família e Comunidade 16.25.46