Fórum de Cataguases realiza Mesa Redonda de Advocacia Extrajudicial

Fórum de Cataguases realiza Mesa Redonda de Advocacia Extrajudicial

O Forum da Comarca de Cataguases realizou nas noites dos dias 5 e 8 de novembro, às 19h30min, no Salão do Júri, a 1ª Mesa Redonda de Advocacia Extrajudicial, evento que contou com a parceria do CEJUSC, Direção do Foro, Cartórios, OAB e Faculdade Sudamérica. O evento seguiu todas as orientações de prevenção sanitária à Covid-19 divulgadas pelos órgãos de saúde.

Organizado pelo Juiz Diretor do Foro, Dr. João Carneiro Duarte Neto, o evento contou com a presença dos alunos do 10º Período de Direito da Faculdade Sudamérica, representantes da 6ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Cataguases, Registradores/Notários da Comarca, Magistrado, Representantes da Faculdade e Professores. Eles trataram dos seguintes temas: Usucapião Extrajudicial; Atos Eletrônicos; Divórcio extrajudicial; Inventário Extrajudicial; O protesto Extrajudicial como um meio adequado e eficiente para solucionar conflitos de créditos, e diversos outros temas relacionados a temática da atuação do advogado na seara extrajudicial.

A professora e advogada Simone Jorge de Souza Tavares, representou a Coordenação do Curso de Direito e disse que este primeiro encontro “merece ser incentivado para que outros aconteçam, pois, através da advocacia extrajudicial, desafoga-se o Judiciário e é possível garantir a todos o direito de solução de conflitos de interesses, como por exemplo: divórcio, inventário, usucapião, etc., de forma rápida e com segurança jurídica, nas serventias extrajudiciais. Ganha o cliente e ganha o advogado”, assegurou.

Fórum de Cataguases realiza

Além de fomentar a advocacia extrajudicial e valorizar o papel do advogado, profissional indispensável na administração da justiça, ressaltou a importância dos Cartórios extrajudiciais no compartilhamento de métodos mais céleres para a resolução eficiente das questões jurídicas, gerando resultados seguros, efetivos e rápidos, fundados na respeitabilidade à cidadania, explicou o Juiz João Carneiro. A meta – acrescentou – é que este evento aconteça semestralmente, dando assim a oportunidade para todos os alunos do último ano do curso de Direito a oportunidade de conhecerem sobre a advocacia extrajudicial.

O advogado Rodrigo Monteiro Martins que representou a OAB no encontro, e também abordou um dos temas em discussão destacou a importância daquela iniciativa. “Muito importante a iniciativa de fazer um evento para estimular e afastar mitos da advocacia extrajudicial. As relações atuais demandam soluções rápidas e seguras. Então, compreender que existem alternativas modernas para solucionar conflitos, que não única e exclusivamente através de um longo e custoso processo judicial, é algo fantástico e isso aconteceu no Fórum de nossa Comarca. Parabéns a todos que participaram,” finalizou.

Para o organizador do Encontro, magistrado João Carneiro Duarte Neto, “a Mesa Redonda concretiza as potencialidades reais de atuação do advogado no sistema multiportas de acesso à justiça na nossa Comarca. O operador do direito possui uma infinidade de possibilidades para resolver as questões de seus clientes antes de procurar a via tradicional da jurisdição”, lembrou, afirmando em seguida que “tal postura se mostra benéfica para todos, ganha a sociedade pela maior celeridade, ganha o advogado pelos honorários mais dinâmicos e ganha o Judiciário com diminuição de demandas. Enfim, o sistema vai se ajustando e se tornando mais eficiente como um todo. Muito satisfeito com a boa repercussão do evento na Comarca”, concluiu.

Fórum de Cataguases realiza

Fonte e fotos: Forum de Cataguases