Secretaria de Desenvolvimento Social conhece o Plano de Contingência para chuva

Secretaria de Desenvolvimento Social conhece o Plano de Contingência para chuva

Após um longo período de seca em Cataguases, a chuva voltou a cair sobre o município. Com ela chega também a preocupação com eventuais alagamentos, enchentes e deslizamentos provocados por temporais e também pelo volume contínuo de água que traz problemas para encostas e residências do entorno. Para enfrentar este tipo de situação, as coordenadorias da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social participaram de um encontro com a equipe da Defesa Civil para conhecerem o atual Plano de Contingência no enfrentamento das situações de emergência nos períodos chuvosos em Cataguases.

O documento, que é atualizado todos os anos, norteia as ações de prevenção e preparação para as respostas das autoridades públicas e da sociedade civil diante de possíveis ocorrências de desastres naturais ou provocados pela ação humana, tais como os deslizamentos de terras e as enchentes. Conforme explicou a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Carolina Damasceno, o objetivo do encontro foi minimizar riscos de prejuízos materiais e, principalmente salvando vidas.

– Embora não exista iminência de enchente no curto prazo, já estamos nos antecipando para que não sejamos pegos de surpresa”, disse ela, reiterando que, neste momento, o planejamento é fundamental para garantirmos a estrutura necessária, tais como abrigos, e preparar pessoas, inclusive das secretarias como Saúde e da Educação, para que se possa dar suporte à população, evitando ou mitigando eventuais perdas.

O coordenador da Defesa Civil de Cataguases, Alexandre Rodrigues, o Tico Tico, destacou a importância do encontro. “O Plano existe para evitar improvisos, por isso, ao levarmos nossas orientações, falamos das atribuições de cada equipe e de cada setor para que as respostas em situações de emergência sejam efetivamente bem sucedidas”, disse, reiterando que o modelo do Plano de Contingência em Cataguases acompanha todos os parâmetros exigidos pela Defesa Civil Estadual.

Além disso, Cataguases segue se preparando para evitar eventuais desastres provocados por chuvas, por meio do avanço das obras de contenção de encostas nas áreas de risco. Estes locais foram mapeados pela própria Defesa Civil municipal, em relatório encaminhado à Defesa Civil Nacional. Após aprovados os projetos e liberados os recursos pelo governo federal, os trabalhos tiveram início. O cronograma de execução vem sendo acompanhado pela Secretaria Municipal de Obras e atende às áreas de risco localizadas nos bairros Paraíso, Pouso Alegre, São Vicente, Bela Vista, São Pedro, Santa Clara e Bom Pastor.

Fonte e foto: Jornal Cataguases