Tecnologia reduz em 40% os desligamentos programados para obras na rede elétrica

Tecnologia reduz em 40% os desligamentos programados para obras na rede elétrica

Quem é cuidadoso sabe: carros sempre devem passar por manutenção, antes mesmo que algum dano venha a acontecer. Com a energia elétrica é a mesma coisa. Todos os dias, nos 65 municípios mineiros onde a Energisa atua, manutenções preventivas são realizadas para evitar que o cliente fique sem energia elétrica e, se isso vier a acontecer, a empresa possa restabelecer o fornecimento o mais rápido possível.
E às vezes para realizar essas obras de manutenção na rede elétrica, é preciso interromper o fornecimento de energia. Mas, com a adoção de tecnologias e uso de equipamentos automatizados a Energisa vem reduzindo o número e a duração dos desligamentos programados: no ano passado foi possível reduzir em 40%. Ou seja, boa parte dos serviços foram realizados sem desligar a rede com o serviço conhecido como Linha Viva. Para contribuir com esse resultado que visa a satisfação dos clientes, atualmente, há desligamentos que chegam a durar menos de uma hora.

“Precisamos realizar obras e manutenções preventivas para manter o sistema em operação de forma confiável e segura. Nosso objetivo é pensar em alternativas e tecnologias que evitem que a rede de energia precise ser desligada para realização dessas obras, por exemplo com tecnologias. Mas, em algumas situações isso é inevitável e, nesses casos, é muito importante que todos saibam que os desligamentos programados são realizados porque estamos trabalhando para melhorar a qualidade dos serviços”, explica Victor Rispoli, gerente de Construção e Manutenção da Energisa.

Aviso de desligamento na palma da mão
Quando ocorre esse tipo de interrupção no fornecimento de energia, os clientes são previamente comunicados, com pelo menos 72 horas de antecedência, para que possam se programar para o intervalo em que a rede elétrica estiver desligada.

A melhor maneira de receber esses comunicados de desligamento programado é pelo próprio celular, por meio de mensagem no celular (SMS). Para isso, o cliente só precisa manter seu cadastro atualizado na Energisa, o que pode ser feito pela Gisa no WhatsApp:  (32) 98426 – 1352, pelo site energisa.com.br ou pelo 0800 032 0196.

Fonte e foto: Energisa Minas Gerais