Aplicativos do Governo de Minas conectam trabalhadores autônomos e contratantes

Aplicativos do Governo de Minas conectam trabalhadores autônomos e contratantes

A prefeitura de Cataguases e o governo de Minas Gerais firmaram uma parceria cujo objetivo é facilitar o acesso ao trabalho de forma direta, sem intermediários. Trata-se do Contrata MG que, por meio de seus aplicativos disponíveis gratuitamente na Google Play e na Apple Store, que já conta com mais de 3 mil profissionais cadastrados em todo o estado.

Para participar dessa rede de empregabilidade é muito simples, basta fazer um simples cadastro no programa. Assim o prestador de serviços fica disponível para ser contactado por pessoas que se interessam pelo tipo de trabalho que ele oferece. Atualmente, o Contrata MG possui mais de cem ocupações disponíveis para escolha, como diarista, cuidador de idosos, recepcionista, dentre outras.

Contato

A integração entre os prestadores de serviço e os potenciais contratantes é feita por meio de dois aplicativos: o Contrata MG Para Trabalhadores, destinado exclusivamente para os profissionais que desejam oferecer serviços; e o Contrata MG, para pessoas que estão em busca de profissionais autônomos. Quando o cadastro do trabalhador está ativo, os contratantes conseguem vê-lo tanto nas pesquisas por profissionais no aplicativo, quanto em buscas no site. Também é possível usar os filtros do app para fazer a seleção com base na distância, no preço da diária, no tipo de serviço e na disponibilidade de horário.

Quando o interessado em contratar algum serviço opta pelo perfil de um profissional, a interação acontece pelos aplicativos. O contratante solicita um orçamento, informando detalhes do trabalho a ser realizado, e, na mesma hora, o prestador recebe uma notificação no seu smartphone. A partir disso, ambos podem conversar no chat para obter mais detalhes ou solucionar dúvidas.

O prestador pode escolher se envia um orçamento, ou recusa o atendimento – funcionalidade que também é permitida ao contratante, que pode aprovar ou rejeitar o orçamento enviado. Se ambas as partes se interessarem pelos termos, uma ordem de serviço será gerada pelo app, e os dois poderão acompanhar o andamento da solicitação diretamente pelo aplicativo, que envia notificações periódicas para os celulares de ambos.

No fim do serviço, contratantes e prestadores de serviços se avaliam, de forma que outros usuários consigam ver essas notas para futuras interações.

Todo o processo é feito sem qualquer custo. Basta fazer o download dos aplicativos – disponíveis na Google Play e na App Store – e realizar o cadastro exigido. Mais informações e orientações estão disponíveis aqui. https://contrata.mg.gov.br

Fonte: Agência Minas | Foto: Diário do Aço