Ministério Público está em novo endereço e vai construir sua sede própria

Ministério Público está em novo endereço e vai construir sua sede própria

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) inaugurou, na tarde desta terça-feira, 10 de agosto, a sede provisória das Promotorias de Justiça da Comarca. O novo endereço é Avenida Humberto Mauro, 409, próximo ao fórum. Na ocasião, foi autorizada a construção da sede própria daquela entidade no município, cujas obras começam nos próximos dias. A Comarca de Cataguases foi criada há 129 anos onde funcionam cinco Promotorias de Justiça que atendem a cinco municípios: Astolfo Dutra, Cataguases, Dona Euzébia, Itamarati de Minas e Santana de Cataguases.

Para inaugurar a sede provisória e anunciar o início das obras do prédio definitivo esteve presente em Cataguases o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, além do Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Vítor Peixoto Parreiras Henriques (foto ao lado) e o promotor aposentado Walter Gomes de Oliveira, ambos homenageados com uma placa de prata pelos serviços prestados em prol do Ministério Público. Na ocasião, Vítor salientou em discurso a “necessária e merecida a construção da sede própria do MP.” Sobre a homenagem afirmou que ela é fruto dos “grandes amigos e professores que me incentivam ao longo da vida, concluindo sentir-se “eternamente grato ao Ministério Público.”

Também estiveram presentes – além de servidores e demais convidados -, o prefeito de Cataguases, José Henriques, os defensores públicos da Comarca, Eliana Spindola e Bruno Flores, os delegados de polícia civil Marcelo Manna, Diego Mattos de Vilhena e Érica Guedes, além dos promotores de justiça lotados no município, Viviane Moreira Bignami Primo, Rodrigo Ladeira de Araújo Abreu, Leandro Pereira Barbosa e Gustavo Garcia Araújo, que fez um discurso em nome dos colegas que atuam na comarca pautado pelo amor a Cataguases. Nascido e criado na cidade, Gustavo (foto ao lado) lembrou suas origens, destacou as principais qualidades do município, bem como sua cultura e, antes de agradecer ao MP pelo apoio dedicado à Comarca, ressaltou a importância da sede própria para a melhoria da qualidade do trabalho desenvolvido.

O procurador-geral do Estado, Jarbas Soares Júnior (foto ao lado) lembrou, durante seu pronunciamento, que em 2004 falou pela primeira vez em criar sedes próprias do MP nas comarcas. “Desde então não paramos mais e hoje estamos aqui nesta bela casa dando mais um passo para que em breve Cataguases também tenha a sua.” Além de citar a importância da Comarca na Zona da Mata e o passado ilustre da cidade, ele reconheceu o significado que a nova sede trará para os municípios que a compõem. Jarbas aproveitou para sugerir o nome do promotor aposentado Walter Gomes de Oliveira, que atuou por mais de quarenta anos em Cataguases, para o imóvel que vai abrigar o MP. Ele concluiu com um agradecimento especial ao prefeito José Henriques, a quem desejou um mandato “repleto de êxito.”