Deputado Fernando Pacheco solicita, por requerimento, criação da Comissão do Idoso

Deputado Fernando Pacheco solicita, por requerimento, criação da Comissão do Idoso

O deputado estadual Fernando Pacheco (PV), protocolou, na ultima quarta-feira (14), um Requerimento direcionado ao presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que solicita a criação de uma Comissão do Idoso. A proposta consiste na criação da comissão – seja ela permanente ou mesmo extraordinária – para tratar assuntos específicos e importantes para a população idoso do estado.

As justificativas para a criação perpassam por estudos populacionais, sociais e do impacto da pandemia de Covid-19. Em 2019, o número de idosos no Brasil chegou a 32,9 milhões, segundo dados e projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa ainda indica que, a partir de 2039, haverá mais pessoas idosas do que crianças vivendo no país. Até 2060, o percentual de pessoas com mais de 65 anos passará dos atuais 9,2% para 25,5% (1 em cada 4 brasileiros será idoso). Hoje, já existem mais idosos acima dos 60 anos do que crianças de até 9 anos no Brasil.

Além disso, a pandemia de Covid-19, teve um impacto enorme na população desta faixa etária, tendo em vista que a doença causada pelo coronavírus ataca mais ferozmente as pessoas com mais de 60 anos. Assim, a população idosa do estado e do país sofrerá grandes consequências decorrentes da pandemia, seja na saúde física e mental, nas estruturas sociais, no mercado de trabalho e outros.

Segundo o deputado Fernando Pacheco, “na ALMG, as comissões exercem um papel de muita valia e decidem diversas ações na vida das pessoas. Temos comissão que trata sobre a juventude, nada mais justo que termos também uma que trate de nossa população idosa, que necessita de toda nossa atenção”.

O Requerimento 7.712/2021 já foi recebido na ALMG e será encaminhado para o presidente e para a mesa diretora. Agora, Pacheco aguarda a análise do documento e a resposta sobre a possibilidade de criação da comissão. Acompanhe os canais de comunicação do deputado para saber notícias sobre este e outros temas importantes para os mineiros.