Professora de Cataguases comenta o resultado da prova de redação do Enem 2020

Professora de Cataguases comenta o resultado da prova de redação do Enem 2020

Os resultados das edições de 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram divulgados nesta segunda-feira, 29 de março. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), apenas 28 participantes conseguiram atingir a pontuação máxima de mil pontos na redação. Na edição de 2019, foram 53 notas mil na dissertação; na de 2018, 55.

Nesta edição, quase 90 mil candidatos zeraram na dissertação da prova, tendo como principais motivos folha em branco e fuga ao tema. O índice é 59% menor em relação ao ano anterior, que registrou aproximadamente 143 mil textos com nota zero.

A professora Geniza Carvalho, proprietária do Redacta Cursos, em entrevista ao Site do Marcelo Lopes, disse que o resultado é preocupante, mas se justifica, dentre tantos problemas referentes à educação, no Brasil, pela difícil situação que estamos enfrentando e pela dificuldade de muitos alunos para manter uma rotina de estudos em um momento em que a desigualdade na educação tornou-se ainda mais evidente.

Questionada sobre as redações de seus alunos, Geniza disse estar satisfeita com o resultado, pois as notas variaram de 960 a 880, “o que evidencia a persistência da turma em tempos difíceis”, quando muitos desistiram no meio do caminho. Nada disso seria possível sem a garra desses meninos e meninas que enfrentaram dentre tantos desafios, o de produzir mais de 50 Redações ao longo do curso, afirma a professora. “Entretanto, não dá para deixar de pensar nos milhões de alunos que foram prejudicados com essa brusca mudança do presencial para o virtual”, completa a professora.