Após denúncia ao Ministério Público, Mirai obedece determinações da Onda Roxa

Após denúncia ao Ministério Público, Mirai obedece determinações da Onda Roxa

O município de Miraí adotou na prática, na quarta-feira, 24 de março, as medidas da Onda Roxa do Programa Minas Consciente. Legalmente, porém, o prefeito daquele município, Adaelson Magalhães, já havia baixado decreto em consonância com as determinações do governo do Estado que colocou toda Minas Gerais naquela fase do referido programa. Entretanto, uma denúncia feita à Ouvidoria do Ministério Público, levou aquele órgão a investigar o cumprimento das medidas de prevenção à Covid-19 em Miraí que confirmou o desrespeito ao decreto estadual.

O Ministério Público é representado em Miraí pelo promotor de justiça Gustavo Garcia Araújo com a colaboração da promotora Amanda Merlini Dutra, ambos atuam em Cataguases. Ela, ao tomar conhecimento da denúncia, pediu que fossem adotadas medidas no sentido de fazer o município cumprir o decreto estadual. O promotor Gustavo Araújo esteve em Miraí na quarta-feira, redigiu o ofício e o encaminhou ao Prefeito para que ele fizesse cumprir o seu próprio decreto e o do Governo do Estado.

De acordo com Gustavo, o documento fazia também uma advertência ao chefe do Executivo municipal a respeito de uma eventual piora no quadro da Covid-19 em Miraí. Conforme explicou aquele promotor ao Site por telefone, “um eventual aumento de casos e falta de UTI poderia representar uma situação bastante grave sob a responsabilidade dele (prefeito).” Ainda de acordo com Gustavo Araújo, pouco tempo depois desta iniciativa do Ministério Público, Miraí passou a seguir as determinações da Onda Roxa, com o funcionamento somente dos serviços essenciais.