Busca por vacina provoca fila de pessoas em posto de saúde no Bandeirantes

Busca por vacina provoca fila de pessoas em posto de saúde no Bandeirantes

Ao longo desta semana, moradores de Cataguases que estão na faixa etária para serem vacinados (73 a 78 anos) contra a Covid-19 estão enfrentando longas filas debaixo de sol e calor. Apenas sete postos de saúde estão realizando este serviço e muitos deles, como é o caso da unidade que fica no Bairro Bandeirantes, apenas uma profissional aplica o imunizante. A espera média tem sido de uma hora e meia e, com isso, o que não falta é aglomeração e muita reclamação.

Nesta quinta-feira, 25 de março, a equipe da Defesa Civil esteve naquele Posto de Saúde para organizar a fila, de forma que as pessoas respeitassem o distanciamento, porém, sem muito sucesso. O fato é que à medida que a faixa etária a ser imunizada fica mais jovem, maior o número de pessoas a serem vacinadas e, consequentemente, a fila nos locais de vacinação aumenta significativamente. Esta realidade é reconhecida pelo Secretário Municipal de Saúde de Cataguases, Ricardo Mattos, que afirmou estar buscando uma solução para o caso juntamente com sua equipe.

Para isso, porém, precisa resolver alguns entraves, que são de seu conhecimento. Um deles é o armazenamento do imunizante nos postos de saúde, pois a maioria deles não possui câmara fria, informou Ricardo. Outra limitação que o Site apurou é a falta de profissional, já que boa parte do quadro de servidores daquela secretaria está em casa por pertencer ao grupo de risco da doença. Além disso pode ocorrer perda de vacinas por sobra ou acondicionamento inadequado, o que certamente, acarretará problemas para o município com o Ministério Público.

O público também pode ajudar a evitar fila apenas com uma simples mudança de comportamento. Ao invés de chegar bem cedo, o ideal é que as pessoas desloquem até ao Posto no decorrer do período de vacinação, que vai das 8h às 14h. Isto vai evitar a formação de grandes filas, além de agilizar a vacinação. Desse jeito dá para chegar ao Posto até meia hora antes do encerramento da vacinação e ser imunizado sem enfrentar aglomeração.

Foto: Achiles Mazini Neto