Sicoob Coopemata realiza Assembleia Geral Ordinária em formato digital

O Sicoob Coopemata realizou sua Assembleia Geral Ordinária (AGO) terça-feira, dia 02, de forma completamente virtual. O destaque do evento foi a aprovação dos resultados da cooperativa, com a conquista do 1° bilhão de ativos, mostrando o crescimento nos últimos anos, que saiu em dezembro de 2019 com R$ 539 milhões para encerrar dezembro de 2020 com R$ 1 bilhão em ativos totais. Na ocasião, foi definido o valor de R$ 10 milhões para Distribuição de Sobras, parte devolvida aos cooperados de acordo com suas movimentações financeiras na cooperativa.

O presidente do Conselho de Administração do Sicoob Coopemata, César Mattos (foto ao lado), aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os cooperados pela confiança e aos colaboradores pelo empenho do último ano. “Só conseguimos atingir o 1º bi de ativos graças ao foco dos nossos colaboradores e, principalmente, com o apoio incondicional que tivemos de todos os nossos cooperados. Os ativos são dos cooperados e não teríamos um crescimento tão expressivo se eles não colocassem seus recursos na cooperativa. Isso foi uma demonstração de confiança, apoio e certeza de que a cooperativa é uma instituição dele e que ele realmente prestigia aquilo que é dele, que é o Sicoob Coopemata. Aqui os cooperados são de fato parceiros e não clientes como nos bancos. Somos uma empresa cooperativa, fazemos questão e temos orgulho desse modelo de negócio. Somos a 5º cooperativa de crédito dentro do Sistema Sicoob a atingir o 1º bi de ativos em Minas”.

Também participaram da Assembleia Geral Ordinária a supervisora de Desenvolvimento Cooperativista, Lorena Miranda, o diretor administrativo, Vinícius do Vale, que apresentou os resultados da cooperativa do exercício do ano anterior, levado a votação para aprovação dos cooperados, e a conselheira Maria Denise Faria, que fez a leitura do parecer favorável do Conselho Fiscal sobre as contas do exercício de 2020 e do parecer da auditoria da Confederação Nacional de Auditoria Cooperativa (CNAC), também favorável.

Todas as votações aconteceram dentro do aplicativo Sicoob MOOB, com um tempo para cada uma delas acontecer e todos poderem votar. Ao todo foram 5 votações, sendo elas, Prestação de Contas do Exercício Encerrado em 31 de dezembro de 2020, Destinação do Resultado do Exercício de 2020, Uso e Aplicação do FATES, Fixação de Honorários e Cédula de Presença e Captação de Recursos de Municípios de seus órgãos ou de suas entidades por eles controlados. Também foram tratados assuntos de interesse geral sem caráter deliberativo.

Todos os itens apresentados foram aprovados pelos cooperados presentes por meio da votação. Estiveram presentes 228 pessoas, sendo 67 cooperados votantes, com média de 61 participações por votação. Foi apresentado, ainda, o Planejamento Estratégico da cooperativa. Para encerrar, a Comissão de Ética do Sicoob Coopemata deixou um recado aos cooperados, apresentando mais uma função do aplicativo Sicoob MOOB, que disponibiliza cursos gratuitos do universo cooperativista.

Fonte: Comunicação Sicoob Coopemata | Fotos: Arquivo