Viçosa decreta toque de recolher, e Juiz de Fora lockdown por uma semana

Viçosa decreta toque de recolher, e Juiz de Fora lockdown por uma semana

O secretário de saúde de Viçosa, Júlio Cotta, falou em entrevista à Rádio Montanhesa, na tarde de sábado, 6 de março, sobre o futuro do município no combate a pandemia da Covid-19. Ele disse que Viçosa aderiu à Onda Roxa, a mais restritiva do Minas Consciente. Juiz de Fora também vai entrar em lockdown a partir desta segunda-feira, 08.

Assim, vai implantar o toque de recolher entre 20h e 5h, realizar o controle efetivo de pessoas sem máscaras que serão notificadas, reativar as barreiras sanitárias, agora, voltadas para a conscientização e controle epidemiológico que serão instaladas na rodoviária e em pontos estratégicos do município, além de fechar o comércio não essencial a partir da próxima terça-feira, 09. “É um momento muito sério o que estamos passando e por isso é o momento de preservar vidas”, finalizou Júlio Cotta (foto ao lado).

Antes de Viçosa, outra cidade na região, Juiz de Fora, vai entrar em “lockdown por uma semana”, a partir desta segunda-feira, 08, conforme definiu a prefeita Margarida Salomão. O motivo é o agravamento da situação epidemiológica na cidade, conforme ela mesma explicou.

– Diante do número de mortes que aumentou nas últimas horas, situação se agravou de tal forma que neste momento em Juiz de Fora, 100% dos leitos de UTI estão ocupados. E também exaustos os recursos de saúde da região. A situação é tão grave que começamos a registrar também uma exaustão dos serviços funerários”, afirmou.

O funcionamento autorizado será apenas para supermercados, padarias, setor veterinário e farmácias. As instituições financeiras funcionarão com horário normal, afim de evitar aglomerações e filas, sempre garantindo as medidas de segurança para evitar maior contaminação pelo coronavírus.

Fonte: Primeiro a Saber e G1 Zona da Mata | Fotos: Primeiro a Saber e Prefeitura de Viçosa