TJMG manda soltar PM preso por suspeita de envolvimento com tráfico de drogas

TJMG manda soltar PM preso por suspeita de envolvimento com tráfico de drogas

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) revogou a prisão preventiva do policial militar Thomas Vieira de Souza e emitiu o alvará de soltura em favor do suspeito, na noite desta sexta-feira, 22 de janeiro. A decisão foi do juiz Marcelo Adriano Menacho dos Anjos. O G1 conversou com os advogados de defesa de Thomas.

O militar é suspeito de envolvimento com grupo criminoso que pratica tráfico de drogas em Visconde do Rio Branco. Ele foi preso em dezembro de 2020 durante a Operação “Versus”. Na última semana, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) ofereceu uma denúncia contra o policial.

Na decisão, o magistrado considerou que “não mais persistem os motivos que conduziram a decretação da prisão cautelar”. Segundo o entendimento do juiz, o militar não poderá influenciar na instrução ou na atuação da organização criminosa, já que as outras pessoas envolvidas no grupo estão presas. Marcelo também pontuou que o policial responderá Processo Administrativo Militar.

O G1 procurou a defesa de Thomas, os advogados Bernardo Cortez, Hyuri Lima e Guilherme Guimarães. Para a reportagem, eles explicaram o policial foi para o hospital na madrugada deste sábado (23), onde passou por exames de corpo de delito e foi liberado.

“Enquanto existir o princípio da presunção de inocência, em regra, o processo penal não começará com prisão, no máximo, terminará“, afirmou o advogado Bernardo Cortez sobre a revogação da prisão do policial.

Investigação
De acordo com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a principal tarefa do policial seria repassar informações privilegiadas sobre a atuação da polícia e dos demais agentes públicos aos traficantes de Visconde do Rio Branco. Durante as buscas no local em que o policial trabalhava, foi encontrada uma porção de maconha.

A ação foi deflagrada pelo MPMG, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Regional da Zona da Mata, em conjunto com a Polícia Militar (PM), em dezembro de 2020. Ao todo, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva.

As investigações começaram a partir da Operação “Duplo Impacto”, deflagrada pelo Gaeco em março do ano passado, que desmantelou duas organizações criminosas, sendo 17 membros denunciados pela prática dos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, porte de armas, homicídios e outras infrações violentas.

Fonte: G1 Zona da Mata | Foto: MPMG/Divulgação