Com UTIs lotadas, Muriaé transfere pacientes para o Hospital de Cataguases

Com UTIs lotadas, Muriaé transfere pacientes para o Hospital de Cataguases

Aconteceu o que já era esperado. Muriaé chegou a 100% da ocupação dos leitos de UTIs destinados ao SUS para pacientes com Covid-19. Neste sábado, 23 de janeiro, o vice-prefeito e secretário municipal de saúde, Marcos Guarino (foto acima), deu a notícia em entrevista à Rádio Muriaé, onde esteve acompanhado da coordenadora de regulação de leitos da UPA, Giselle Novaes.

Durante a conversa, o secretário confirmou que nas últimas horas, três pacientes que precisaram de leitos foram transferidos para o Hospital de Cataguases. Duas ambulâncias da prefeitura estão separadas para as transferências. Os pacientes mais graves serão transferidos pelo SAMU, acrescentou o vice-prefeito.

Essas transferências foram feitas graças a implantação do SUS Fácil à UPA realizada nesta semana através da Secretaria de Estado de Saúde. Um programa do governo federal que possibilita pacientes de alta complexidade serem transferidos para hospitais referências de outros municípios.

Permanência do município na onda vermelha
Marcos Guarino falou sobre a permanência de Muriaé na Onda Vermelha do programa Minas Consciente por pelo menos mais uma semana. Ele informou que equipes da prefeitura de Muriaé estão notificando os estabelecimentos e que em caso descumprimento da resolução, o comércio poderá ter seu alvará cassado. “A gente não sabe mais o que precisa acontecer para conscientizar a população. É importante que todos façam a sua parte para que juntos, possamos pensar em dias melhores”, disse Marcos Guarino.

Fonte e fotos: Rádio Muriaé