Prefeitura de Viçosa adapta ônibus e implanta programa Consultório na Rua

Prefeitura de Viçosa adapta ônibus e implanta programa Consultório na Rua

A Secretaria de Saúde de Viçosa inaugurou no dia 17 de dezembro de 2020 o primeiro ônibus adaptado para funcionamento do programa Consultório na Rua. A nova estratégia de atenção básica itinerante levará atendimento médico para comunidades rurais e pessoas em situação de rua.

O veículo foi adaptado com recursos da Secretaria de Saúde e conta com cama ginecológica, consultório médico, balanças para aferição de peso de bebês e adultos, farmácia e outros equipamentos. Foram investidos cerca de R$ 15 mil reais na reforma e adaptação do ônibus, que teve toda a estrutura externa plotada, com as janelas cobertas com adesivos especiais que não permitem a visualização de fora para dentro, mas asseguram a entrada de luz e a visualização de dentro para fora.

O programa Consultório na Rua é uma estratégia do Ministério da Saúde, mas terá a metodologia adaptada para atender as políticas públicas de saúde do município. A Secretaria de Saúde já solicitou a habilitação junto ao Ministério da Saúde, buscando ser contemplada com recursos do governo federal para manter o programa.

Enquanto isso, o atendimento será realizado pelas equipes de atenção primária existentes, de acordo com a referência de cada comunidade rural. Médico, enfermeiro e farmacêutico compõem a equipe básica de atendimento. Aquele município planeja adquirir mais dois veículos, que funcionarão como consultórios odontológicos itinerantes. O recurso e a previsão para a compra no primeiro trimestre de 2021 contam no Plano de Saúde, aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde.

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Viçosa