Temporal causa danos pela cidade, além de provocar alagamentos de ruas

Temporal causa danos pela cidade, além de provocar alagamentos de ruas

Um temporal caiu sobre Cataguases na noite deste domingo, 03 de janeiro. Em cerca de duas horas, a chuvarada, que continuou um pouco mais amena na madrugada desta segunda-feira, 04, foram registrados alagamentos em diversos pontos da cidade, especialmente nas avenidas Astolfo Dutra e João Inácio Peixoto (Granjaria), Praça Chácara Dona Catarina e adjacências, além de algumas outras ruas na Vila Domingos Lopes. Houve também desmoronamentos de barranco e a destruição de um muro também por causa de deslizamento de terra. 

A Defesa Civil foi acionada diversas vezes e desde então vem trabalhando no atendimento destas ocorrências. A avaliação inicial, segundo o coordenador daquele órgão, Alexandre Rodrigues, o Tico Tico, é de que apesar da quantidade de água que caiu – 106 milímetros – os danos foram pequenos. “O que tivemos foram muitas áreas de alagamento em função do elevado volume de água que caiu e, por isso não deu vazão. E três ocorrências de deslizamentos de encostas, sendo que uma delas derrubou parte de um muro no Bairro Sol Nascente”, explicou.

Nesta manhã de segunda-feira, a preocupação é com o nível do rio Pomba (foto acima) que amanheceu com pouco mais de 4 metros de altura e até o fechamento desta matéria estava em 4,42 metros (ele transborda acima de 5,5 metros). Tico Tico revelou que foi até Astolfo Dutra para ver o nível daquele rio e analisar sua tendência para poder tomar providências em Cataguases. Segundo informou, “lá começou a abaixar, mas aqui isso ainda vi demorar algumas horas para acontecer”, explicou. A previsão de chuva para hoje é de 25 milímetros, acrescentou, mas ele não vê risco de enchente no momento.

Sobre os estragos provocados pela chuvarada desta noite, Tico Tico elencou a queda de um muro no Bairro Sol Nascente e de outro na Vila Reis. O registro mais grave, conforme relatou o coordenador da Defesa Civil foi o deslizamento de um barranco, no Bairro Haidée, que derrubou parte de uma parede de uma residência. Não há vítimas. Também pela cidade, vários galhos de árvores caíram e na saída para Leopoldina, próximo ao Motel Mira aí, uma árvore também veio ao chão e interditou a pista nesta madrugada. Pouco tempo depois, a equipe da Defesa Civil esteve no local, limpou a estrada que voltou a ser liberada.

Fotos: Defesa Civil-Divulgação