Cataguases perde a professora e folclorista Yone das Neves Peixoto

Cataguases perde a professora e folclorista Yone das Neves Peixoto

Faleceu no início da tarde deste sábado, 02 de janeiro de 2021, a professora aposentada Yone Maria Fonseca das Neves Peixoto, aos 97 anos de idade, de causas naturais. Ela foi casada com o saudoso advogado e ex-diretor do Colégio Cataguases, Manoel das Neves Peixoto com quem teve três filhos, Manoel Filho, Inácio e Gustavo. Seu velório vai acontecer na Capela do Cemitério Municipal São José, das 10h ao meio dia deste domingo, 03, e, em seguida, ocorrerá seu sepultamento.

Dona Yone era formada em Educação Física e aposentou-se neste cargo como professora estadual. Mas seu trabalho de destaque foi na área cultural, especificamente o folclore, sua paixão desde a adolescência, e profunda conhecedora, conforme revelou o jornalista e escritor, Washington Magalhães, em seu livro “Nossa Gente” – um perfil do povo de Cataguases e que dá subsídio a este texto. Com o tema ela venceu um concurso de monografia da Zona da Mata, promovido pela Secretaria de Cultura de Juiz de Fora.

De acordo com o livro, “o interesse pelo folclore foi mantido através do acesso à literatura específica. Com isso, ela costumava organizar grupos para apresentações de final de ano, o que aconteceu com frequência até os anos 80. Seus grupos de folclore, relata o “Nossa Gente”, se “apresentaram em inúmeras cidades do Estado de Minas Gerais.” Yone foi uma das principais responsáveis pelo resgate histórico do Boi-lé, uma dança de negros com raízes africana. O grupo Aruanda, de Belo Horizonte, após vir a Cataguases para conhecer esta manifestação, a divulgou internacionalmente em suas apresentações, completa aquele escritor.