3º Encontrão Escrevendo com o Escritor é sucesso com inovação na pandemia

3º Encontrão Escrevendo com o Escritor é sucesso com inovação na pandemia

Adaptado à realidade imposta pela pandemia, chegou ao fim no início deste mês de dezembro, o 3º Encontrão Escrevendo com o Escritor, que aconteceu de forma virtual e foi um grande sucesso, conforme avalia a criadora do projeto, a professora Andrea Toledo. Este ano o projeto envolveu alunos das escolas de Cataguases, Santana de Cataguases, Carangola e Leopoldina, contou com lives animadíssimas, uma websérie inédita, um app exclusivo do evento e a participação de dez escritores brasileiros.

O evento teve início em setembro e mobilizou os alunos bem como a equipe do Proler que fez a contação de dez histórias inéditas do livro “Contaqui, Contalá! Histórias para Sonhar!” criadas especialmente para este evento pelos escritores Carolina Michelini, Dani Fritzen, Léo Cunha, João Marcos, Márcia Leite, Mauro Cruz, Michele Iacocca, Paulo Netho, Penélope Martins e Lulu Lima. O sucesso desta iniciativa pode ser medida através de Bernardo Silva de Oliveira, do 5º ano da Escola Estadual Dr. Norberto Custódio Ferreira: “O Escrevendo com o Escritor foi uma porta para o mundo da leitura aonde eu li os livros deles e ainda aperfeiçoei minha leitura e escrita. Foi muito bom para mim. Esse é um ótimo projeto.”

Também os escritores convidados comentaram suas participações, como Michelle Iacocca. Para ele “foi uma alegria imensa participar desse projeto. Me senti criança no meio de crianças felizes de todas as idades. Educação com astral, alegria, disposição e muito, muito amor. Prazer de participar, de estar junto agradecendo o bem que isso me faz como autor.” Já Carolina Michelini, assim comentou sobre sua participação no evento: “Foi realmente uma honra ter participado do “Escrevendo com o Escritor”. Um projeto complexo e de extrema importância para a cultura e educação infanto juvenil. Espero que ideias como estas virem pandemia! Parabéns a Andrea Toledo e todo sua competentessíma equipe! Por mais pessoas assim!”

Paulo Netto, outro escritor presente no Encontrão, contou: “Foi uma experiência feliz participar de um evento tão importante para a infância brasileira e tão cheio de empatia… Neste duro ano de pandemia do Covid-19, só mesmo a literatura para nos salvar e nos dar o respiro necessário para enfrentarmos dias tão estranhos como os que vivemos em 2020. (…) A cidade pulsou ao ritmo da imaginação e da fantasia. A avenida dos aprendizados ficou ainda mais bonita por causa da marca de cada um. Por menor que seja, a marca de cada um sempre ficará. (…) De minha parte, confesso que aprendi muito e guardo comigo cada fração milagrosa de emoção que vivi durante esta festa literária de Cataguases.”

Andrea Toledo (foto acima), criadora e responsável pelo projeto, coloca no seu extenso currículo a conquista de mais um desafio que foi promover um evento literário infantojuvenil em plena pandemia e transformá-lo em sucesso. “Eu estou muito feliz com o resultado desse trabalho que a gente fez. Jamais eu poderia pensar que isso fosse dar certo. E isso aconteceu graças à toda essa nossa equipe que se colocou, que se reinventou, que se superou. E foi muito melhor do que qualquer expectativa que a gente pudesse sonhar”, afirmou radiante Andrea. E completou: “A gente transformou o evento fazendo tudo o que a gente fazia antes e muito mais com muito mais interação e participação. Foi, realmente, muito lindo esta edição do nosso projeto”, finalizou Andrea.