Projeto de profissionalização de confeccionistas em Miraí recebe Prêmio de Excelência

Projeto de profissionalização de confeccionistas em Miraí recebe Prêmio de Excelência

A profissionalização das costureiras da Associação Confecção Intermunicipal de Santo Antônio do Rio Preto (Confisarp), pertencente ao município de Miraí, continua obtendo resultados e reconhecimento. O projeto de profissionalização, desenvolvido com o apoio da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), foi agraciado com o Prêmio de Excelência da Indústria Minero Metalúrgica, realizado pela Revista Minérios & Minerales, na categoria “Meio Ambiente e Comunidade”. Por meio de diversas parcerias e ações de capacitação, a Confisarp alcançou um aumento de mais de 60% na renda mensal, beneficiando diretamente as associadas e suas famílias e, indiretamente, a comunidade de Santo Antônio do Rio Preto, que fica a 7km da Unidade de Tratamento de Minério da empresa.A associação conta com o apoio da CBA há mais de dez anos. A parceria teve início em 2008, quando a empresa doou um terreno para a construção da sede da entidade. A partir da doação do terreno, a Confisarp buscou outras parcerias para apoio na construção e compra de equipamentos da sede.

Desde 2018, a Associação participa do programa ReDes, iniciativa do Instituto Votorantim em conjunto com Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID – Fumin), com recursos da CBA. O programa tem o objetivo de estimular a geração de renda local, fornecendo apoio técnico financeiro e de gestão para o fortalecimento de cadeias produtivas inclusivas.

Em outubro de 2018, novamente com apoio da CBA, a sede da entidade recebeu uma reforma estrutural completa, que deixou o espaço mais amplo e ventilado, além de receber um segundo pavimento, computador, equipamentos ergonômicos e de proteção individual, estante para estoque, copa equipada, móveis de escritório, além de 14 novas máquinas de costura com baixo consumo de energia e mais seguras, reduzindo os gastos na produção e aumentando a segurança do trabalho e um veículo. A nova instalação foi inaugurada em novembro de 2019.

Em 2020, a parceria possibilitou a produção de cerca de 13 mil máscaras descartáveis para atender empresas de médio e grande porte, como a Votorantim Cimentos e a própria CBA, a fim de manter as atividades e garantir renda alternativa para as associadas durante o período de pandemia.

“É com satisfação que vemos o reconhecimento do empenho das associadas neste importante prêmio da mineração brasileira, uma constatação da evolução da Confisarp através do bom uso dos conhecimentos adquiridos durante a nossa parceria. O mais importante da atuação social da CBA é sentir a transformação da própria comunidade. Trabalhar em conjunto com as associações e as entidades locais promovendo a geração de trabalho e renda e gerando benefícios é uma das formas da CBA desenvolver uma mineração sustentável”, avalia Christian Fonseca de Andrade, gerente das unidades da Zona da Mata da CBA.

Fonte e fotos: Assessoria de Imprensa CBA – Ideia Comunicação – Ângelo Franco