Audiência Pública debate necessidades da Escola Técnica Municipal Joana D`Arc

Audiência Pública debate necessidades da Escola Técnica Municipal Joana D`Arc

Na última quarta-feira, 02 de dezembro, pela manhã, a Câmara Municipal realizou uma Audiência Pública que discutiu a Escola Técnica Municipal Joana D`Arc, que forma técnicos de enfermagem no município. A proposta debateu a necessidade daquela escola receber de volta seu espaço físico, que hoje, parte dele é ocupado pela Secretaria Municipal de Saúde e também incluí-la no planejamento municipal visando um futuro cadastramento na Rede de Escolas Técnicas do SUS RETSUS. O evento foi presidido pela vereadora Maria Ângela Girardi, autora da proposição.

De acordo com aquela vereadora, estas propostas foram debatidas anteriormente e foram aprovadas pelos Conselhos Municipais de Saúde e da Educação, bem como recebeu moção de apoio do COSEMS – Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais, em sua representação regional (regiões sudeste Leopoldina/Cataguases e Além Paraíba) e recebeu o termo de ciência da Secretaria de Estado da Saúde da Gerência Regional de Leopoldina. Ao final da Audiência foi criado um grupo de trabalho formado por vereadores, Luci Mara Guedes Gonçalves (secretária de Educação nomeada), além de um representante da Secretaria de Educação e dois representantes da Escola Técnica Municipal Joana Darc.

A proposta de inserir a Escola de Enfermagem na RET-SUS visa garantir a manutenção de profissionais de saúde do município e região capacitados, “pois um dos objetivos da Rede de Escolas Técnicas do SUS é estimular políticas de educação profissional em saúde, prioritariamente para trabalhadores do SUS, tendo como modelo pedagógico os princípios e diretrizes do SUS como norteadores dos planos de cursos, adequação do currículo ao contexto regional e a utilização pedagógica dos espaços de trabalho, dentre outros”, explicou a médica e vereadora Maria Ângela. Ela completou afirmando que a possibilidade disso acontecer é “concreta mediante um planejamento a médio e longo prazos.”

Fundada em 1963 pela Santa Casa de Misericórdia do Hospital de Cataguases e municipalizada em 1990, durante a gestão do prefeito Paulo Schelb, por iniciativa do então vereador José de Anchieta Duarte Vieira, a Escola Técnica acumulou neste período perda de seu espaço físico, ausência de planejamento a médio e longo prazo de devolução de suas instalações próprias, além de investimentos. Em contrapartida, cerca de 90% dos profissionais nela formados trabalham no Hospital de Cataguases e os demais em clínicas e consultórios da microrregião, conforme informações da própria escola. A cada semestre são formados entre 25 a 30 novos profissionais.

Participaram física e virtualmente da audiência pública os vereadores e os seguintes convidados: Daniela Rezende Coelho, e José Fernando Antunes Milane (secretários de Saúde e de Educação, respectivamente); Lutianni Dias Brazolino, professor da Escola Técnica Municipal Joana Darc e responsável pela realização da audiência; Renan Guimarães de Oliveira, diretor da Gerência Regional de Saúde Leopoldina; Raquel Cunha, Enfermeira e professora coordenadora da Escola; Ronaldo Adriano Simas, Secretário de Saúde de Santana de Cataguases e Presidente do COSEMS Regional; Joseph Freire, médico presidente do Conselho Municipal de Saúde e presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases, além de Luci Mara Guedes Gonçalves.