Sudamérica realiza sua Semana de Psicologia com transmissão pelo Youtube

Sudamérica realiza sua Semana de Psicologia com transmissão pelo Youtube

A Faculdade Sudamérica promove entre os dias 26 e 28 de outubro próximo, a 3ª Semana Acadêmica de seu Curso de Psicologia. Este ano o tema escolhido é “A Psicologia Frente às Questões Políticas” e foi baseado no 1º Princípio Fundamental do Código de Ética Profissional do Psicólogo, que ensina: “O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos”, conforme revela a coordenadora daquele curso, professora Mestra e doutoranda, Sandra Maciel de Carvalho.

A cada noite, explica Sandra (foto ao lado), será debatido um tema de interesse “não apenas da Psicologia, mas de toda a sociedade”, com o intuito de promover um diálogo com a comunidade. Neste sentido, além de representantes da Psicologia, o evento contará com pessoas de outras áreas profissionais, que têm legitimidade para discutir os temas a partir de suas vivências pessoais e profissionais, acrescenta. Desse modo, uma das convidadas é a cataguasense radicada no Rio de Janeiro, Marcela Campista, graduada em Física, Doutora pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, com Pós-doutorado no Observatório Nacional.

De acordo com a programação da Semana o tema a ser abordado na primeira noite (26), com início sempre às 18h30min, será “A Psicologia e o racismo”, com a Psicóloga Clélia Prestes, do Instituto AMMA Psique e Negritude, Doutora em Psicologia Social (USP), e Amaury Santos, Coordenador do Projeto Pérola Negra e Militante do Movimento Negro de Leopoldina, com mediação do Professor Inácio Frade, Bacharel em História e Doutor em Ciências Sociais (UFJF).

A segunda noite vai tratar “A Psicologia e as políticas do corpo” com a participação da Psicóloga Brune Coelho, Mulher Trans, Doutoranda em Psicologia (UFJF), Membro do Centro de Referência LGBTQIA+ de Juiz de Fora e de Jéssica Müller, Mulher Trans, Presidente do Movimento Gay de Cataguases e Artista, com mediação da Professora Jéssica Mattos, Mestra em Psicologia (UFJF).

Encerrando a semana, o tema “A Psicologia em defesa da Ciência”, terá a participação do Psicólogo e Historiador Hugo Rosa, Doutor em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia pela UFRJ e da cataguasense Marcela Campista, Doutora pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, com Pós-doutorado no Observatório Nacional, mediados pela Professora Marina Aguiar, Mestra em Psicologia (UFJF).

O evento será aberto à toda a comunidade, que poderá participar por meio do canal da faculdade Sudamérica no YouTube, a partir das 18h30min, finaliza Sandra.