MP Eleitoral pede cancelamento do registro dos candidatos a vereador do PSDB

MP Eleitoral pede cancelamento do registro dos candidatos a vereador do PSDB

O Ministério Público Eleitoral da Comarca de Cataguases, pediu à justiça Eleitoral o cancelamento do registro de todos os candidatos a vereador pelo PSDB de Cataguases. O motivo é o registro da candidatura de Iracema Dornelas sem o consentimento dela, o que caracterizaria, para o promotor eleitoral, Gustavo Garcia Araújo, crime de falsidade eleitoral. Ele também acionou a Polícia Civil para investigar o caso uma vez que o Partido não tinha sete candidatas mulheres ao Legislativo e teria falsificado uma.

Nesta quinta-feira, 15 de outubro, Iracema Dornelas, que estava registrada como candidata a vereadora pelo PSDB de Cataguases, prestou depoimento ao promotor eleitoral, Gustavo Araújo, quando afirmou ter sido surpreendida ao saber que era candidata a vereadora. Ela, em seguida, foi até ao Cartório Eleitoral e assinou sua renúncia. Conforme revelou, não se interessa mais por política e não seria candidata também por motivos de saúde. Ela também informou não ter participado da convenção partidária  e que recusou o convite para ser candidata.

Segundo declarou, “há cerca de trinta dias”, recebeu na porta de sua casa duas pessoas enviadas pelo prefeito Willian que lhe disseram que seria candidata a vereadora e, para isso, precisava apenas comparecer à convenção partidária que aconteceria no Bairro Taquara Preta. Mesmo não tendo participado daquele evento, disse ter sido procurada outras vezes por enviados do prefeito que tentaram convencê-la a se candidatar. Em uma delas, contou, um desses emissários teria lhe dito: “você não vai ser candidata, não. É apenas para ajudar ao Willian”, alegando que estava “faltando mulheres” e que depois, se ela quisesse desistir eles colocariam outra pessoa em seu lugar. Por fim, concluiu Iracema, no último dia 12, sua cunhada a visitou e lhe perguntou porque não estava fazendo campanha. Surpresa, respondeu dizendo que não era candidata a nada. Neste momento sua cunhada mostrou-lhe sua foto no aparelho celular com o seu número de candidata. Em uma dessas visitas tiraram foto dela, sem sua permissão, acrescentou Iracema.

Para Gustavo Araújo “o presente caso foi um caso típico de fraude eleitoral à cota de gênero, pois a candidata Iracema Dornelas em momento algum quis ser candidata. Seus documentos e sua foto foram “arrancados quase a força” segundo suas declarações”, informou aquele promotor em sua manifestação ao juiz eleitoral da Comarca, Felipe Cancela Júnior. De acordo com o promotor a candidata foi “usada de forma ardil, com uma candidatura fictícia” (…) “com fincas a fraudar a lei eleitoral e a transparência do processo eleitoral”, afirmou. Em seguida, Gustavo pede ao juízo que reveja a decisão que deferiu as candidaturas de todos os vereadores do PSDB e que a Polícia Civil apure crimes de falsidade ideológica eleitoral. O juiz eleitoral abriu prazo de três dias para o Partido apresentar sua defesa.