Alimentos da agricultura familiar são distribuídos para famílias da região

Alimentos da agricultura familiar são distribuídos para famílias da região

Alimentos produzidos pela agricultura familiar foram adquiridos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e começaram a ser distribuídos nesta semana para famílias que compõem a rede socioassistencial em diversas cidades de Minas Gerais. A estimativa é de que os alimentos cheguem a cerca de 1.500 famílias.

De acordo com a instituição, a aquisição dos alimentos ocorreu através de uma chamada pública, em maio, e foram fornecidos por 21 organizações de agricultores familiares das cidades de Viçosa, Ponte Nova, Juiz de Fora, Muriaé, Divino, Ervália, Teixeiras, Acaiaca, Jequeri, Carangola, Visconde do Rio Branco e Lima Duarte.

Ao todo foram arrecadadas mais de 25 toneladas de alimentos – agroecológicos e orgânicos in natura e processados, que serão destinados a entidades e famílias vinculadas à rede socioassistencial de 12 municípios da Zona da Mata, além de Belo Horizonte, Governador Valadares, Montes Claros, Caldas e Poço Fundo.

A distribuição em Viçosa começou na última quarta-feira (7), com entregas nos centros municipais de educação infantil Leda Bandeira e Celito Sari. Na data, também foram feitas entregas nas cidades de Teixeiras, Ponte Nova, Acaiaca e Jequiri. Na segunda (5), as entregas foram realizadas nos municípios de Muriaé, Divino e Carangola.

Entre as cidades da Zona da Mata, também receberam as doações de alimentos famílias de Juiz de Fora, Lima Duarte, Visconde do Rio Branco e Ervália; a entrega foi feita na sexta-feira (9). Ainda estão previstas duas entregas em Viçosa, nos dias 27 de outubro e 11 de novembro.

Os alimentos foram comprados e estão sendo distribuídos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos, que beneficia não apenas os agricultores, que conseguem comercializar os produtos e garantir renda, mas também as instituições recebedoras, com o acesso a alimentos saudáveis e de qualidade.

A ação é coordenada pela UFV, com o apoio de organizações ligadas à agroecologia e à agricultura familiar. Dentre elas, o Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM), a Articulação Mineira de Agroecologia (AMA) e grupos e organizações que integram o Polo Agroecológico e de Produção Orgânica da Zona da Mata mineira.

As doações também chegarão às pessoas em situação de vulnerabilidade social, garantindo a elas segurança alimentar e nutricional.

Fonte e foto: G1 Zona da Mata | Texto: Fellype Alberto