Professor da FIC publica artigo sobre arquitetura de Cataguases em revista científica

Professor da FIC publica artigo sobre arquitetura de Cataguases em revista científica

O artigo intitulado “Um olhar para a vida e obra de Luzimar Telles e sua contribuição para a arquitetura moderna de Cataguases” foi publicado no mês de agosto na revista PARC, Pesquisa em Arquitetura e Construção, pela Universidade de Campinas, Unicamp, uma das mais renomadas instituições de ensino do Brasil. Entre seus autores estão a professora da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Denise Mônaco dos Santos, e o professor Filipe Quaresma Poyares de Oliveira, cataguasense, sócio proprietário do escritório de arquitetura, Estúdio Trilho, e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da FIC Cataguases.

O trabalho produzido, fruto da dissertação de mestrado do professor Filipe, visa apresentar e discutir a biografia do arquiteto Luzimar Natalino Cerqueira de Goes Telles (foto ao lado), até então inexplorada, destacando sua formação e trajetória profissional em Cataguases, onde radicou-se. A cidade é conhecida nacionalmente pela sua produção modernista, que a destaca no contexto da historiografia da arquitetura brasileira por seu significativo patrimônio, com obras assinadas por nomes conhecidos como Oscar Niemeyer e Francisco Bolonha. Seu perímetro de tombamento definido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN, coloca a cidade no restrito grupo de 68 núcleos urbanos protegidos em todo o país, como Ouro Preto e Brasília.

Segundo as palavras do professor Filipe Quaresma, “esse trabalho é importante para inserir esse arquiteto modernista local, que produziu mais de 100 casas na cidade, sem falar em outros tipos de projetos como a reforma das praças Santa Rita e Rui Barbosa, nas discussões arquitetônicas, visto que nenhuma delas é tombada a nível nacional e, trazer olhares para edificações até então sem a devida atenção”. Guilherme Ragone, coordenador da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da FIC, ressalta que “esse tipo de produção realizada pelo corpo docente da instituição é primordial se queremos pensar na valorização do patrimônio e de sua produção menos conhecida pelo grande público. Justifica, ainda, que a criação de material de qualidade para auxiliar na formação de futuros profissionais que conduzirão Cataguases ao desenvolvimento sustentável, sempre respeitando sua rica história arquitetônica, é de suma importância”.

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdades Integradas de Cataguases (FIC) preza pelo conhecimento aplicado ao seu território, entendendo Cataguases como terreno fértil para estudos e aplicações práticas, levando a educação da sala de aula para cidade. Estudar próximo a exemplos arquitetônicos de tamanha relevância, como os mencionados pelos autores, amplifica significativamente a experiência do aprendizado e contribui para valorizar os talentos locais.

Para acessar o artigo na íntegra clique aqui.

Fonte e fotos: FIC