UTI Covid-19 do Hospital de Cataguases ganha cinco novos leitos

UTI Covid-19 do Hospital de Cataguases ganha cinco novos leitos

Desde a zero hora deste sábado, 05 de setembro, cinco novos leitos de UTI dedicados exclusivamente a pacientes com Covid-19, foram disponibilizados pelo Hospital de Cataguases. Além disso, outros dez leitos de enfermaria para pacientes com a mesma doença também entraram em funcionamento. Agora, o setor conta com dez leitos de UTI e vinte de Enfermaria, não apenas ampliando a capacidade de atendimento, como também oferecendo melhor qualidade aos pacientes, conforme salienta Eliermes Teixeira, supervisor administrativo do Hospital de Cataguases.

Uma reunião ocorrida na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases, com a presença de Eliermes Teixeira e dos advogados daquela Secretaria, ocorrida nesta sexta-feira, 04, selou a ampliação dos novos leitos de UTI e de Enfermaria. “Ficou acertada a contratação pelo município dos cinco novos leitos de UTI adulto para tratamento da Covid-19 e de dez leitos de Enfermaria”, explicou o supervisor do Hospital.

De acordo com o contrato, revela Eliermes, os cinco novos leitos serão pagos com recursos municipais destinados pelo Ministério da Saúde ao município até que sejam habilitados por aquele órgão. Quando isso ocorrer, acrescenta Eliermes, “os leitos passam a serem custeados pelo diretamente pelo governo federal e sem repasse do município. Desse modo, acrescenta Eliermes, “o Hospital de Cataguases firma o compromisso de continuar sendo um dos atores principais no combate a pandemia do coronavirus, trabalhando com afinco e muita responsabilidade prestando serviço a população de Cataguases e toda região”, garante.

A ampliação dos leitos
Recentemente o Hospital recebeu cinco novos respiradores/ ventiladores mecânicos e cinco monitores através de uma sessão de uso feita pelo estado de Minas Gerais. A partir daí firmou convênio com município para comprar outros equipamentos a fim de complementar e montar os cinco novos leitos de UTI, tendo em vista que com a sessão pelo Estado de parte dos equipamentos, era necessário também a aquisição de outros aparelhos.

Em outra frente, o Hospital realizou algumas reformas na sua infraestrutura, com recursos próprios, para adequar os quartos, instalar os equipamentos e montar os novos leitos. No dia 02 de setembro a equipe da Vigilância Sanitária concluiu a avaliação dos novos leitos e comunicou a liberação deles para funcionamento. Diante disso, na manhã desta sexta-feira, 03, o HC encaminhou ofício para o município, solicitando a inclusão dos leitos no Susfácil e comunicou a liberação para habilitação dos leitos pela Vigilância Sanitária.