Energisa registra 50 acidentes com postes no primeiro semestre deste ano

Energisa registra 50 acidentes com postes no primeiro semestre deste ano

Mesmo com a pandemia do novo Coronavírus e a necessidade do isolamento social, o número de acidentes de trânsito envolvendo postes continuam acontecendo: somente no primeiro semestre deste ano, foram registradas 50 ocorrências na área de concessão da Energisa em Minas Gerais.

Além do impacto da batida – que pode ter graves consequências para os ocupantes dos veículos – ainda tem o risco de choque elétrico, tanto para quem se acidentou, como para quem está nas proximidades. A rede de distribuição da Energisa é equipada com tecnologia de proteção para desativar o fornecimento de energia em caso de interferência nos cabos ou postes, no entanto, mesmo assim, há riscos quando ocorre uma colisão.

“Caso um acidente aconteça, não entre em desespero para sair do veículo, principalmente se os cabos de energia estiverem sobre carro. O melhor a se fazer é esperar dentro do carro, sem tocar nas partes metálicas, e aguardar a chegada de uma equipe especializada da Energisa para realizar todos os procedimentos necessários com a máxima segurança”, explica o gerente de Operações, Anderson Rabelo Rosa.

Os acidentes ainda trazem outros problemas, como a falta de energia nas residências e comércios ligados à rede próxima da ocorrência. “Isso afeta a distribuição de energia, deixando os clientes sem o fornecimento até que o reparo na rede seja finalizado. Dependendo da ocorrência, conseguimos manobrar a carga remotamente, no nosso Centro de Operação, e minimizar os impactos, mas as casas próximas ao local do poste atingido vão ficar sem energia. Somente no primeiro semestre deste ano, cerca de 20 mil clientes ficaram sem energia, por causa das batidas de veículos em postes. Vale destacar que a implantação de um novo poste pode levar, em média, de três a quatro horas, a depender da situação”, completa Rabelo.

O custo médio da substituição de um poste é de R$ 3 mil. Mas caso tenha transformador e outros equipamentos, esse valor pode ultrapassar a R$ 30 mil, dependendo de cada situação. E quem arca com o prejuízo é o condutor responsável pelo acidente.

Serviço
Em caso de urgência envolvendo a rede elétrica, avise a Energisa. O atendimento pode ser realizado pelo telefone 0800 032 0196, aplicativo Energisa On, redes sociais, site www.energisa.com.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Energisa Minas Gerais | Foto: Lucas Torres