Mulheres são a maioria dos pacientes de Covid-19 em Cataguases

Mulheres são a maioria dos pacientes de Covid-19 em Cataguases

Com 571 casos de Covid-19 desde o início da pandemia provocada pelo novo coronavírus, Cataguases dá sinais de que pode ter alcançado o chamado “platô”, que é quando não há aumento significativo de novos doentes, segundo definem as autoridades em saúde do país. Desde o início da pandemia, Cataguases também registrou 28 óbitos, a maioria de pessoas portadoras de comorbidades, ainda segundo a Secretaria Municipal de Saúde, que acompanha diariamente a evolução da doença e presta assistência àqueles em isolamento.

No diagnóstico divulgado na tarde desta sexta-feira, 28 de agosto, por aquela Secretaria, o Bairro Bandeirantes lidera o ranking com 74 casos, especialmente por causa do surto ocorrido recentemente no Lar São Vicente de Paulo. Em segundo lugar está o Centro da cidade, com 41 casos, seguido de perto pelo Granjaria, com 30 registros, e Bom Pastor, em quarto lugar com 29. A doença já foi diagnosticada em todos os bairros do município, sendo que em sete deles ocorreram apenas um caso em cada; em três somente dois casos cada, e em outros três bairros, quatro registros cada.

De acordo com o levantamento da Secretaria de Saúde a maior incidência da doença no município é entre mulheres. 333 delas foram diagnosticadas com Covid-19 ao passo que 237 homens se infectaram. As faixas etárias mais atingidas são as de 31 a 40 anos (121 casos); 41 a 50 anos (127 casos); acima de 60 anos (129 casos). Já a faixa etária menos afetada pela doença é a de zero a 10 anos (15 casos) e de 11 a 20 anos (17 casos). Cataguases vive a 35ª semana de pandemia que registrou 44 casos de Covid-19. Porém foi a 33ª que ocorreu o pico de casos, com 127 registros, ainda conforme o documento divulgado pela Secretaria de Saúde. A causa desse aumento repentino pode ser o surto no Lar São Vicente de Paulo.

Foto de Anna Shvets no Pexels