Grupo ambiental instala ecobarreira no ribeirão Meia Pataca

Grupo ambiental instala ecobarreira no ribeirão Meia Pataca

O grupo Eco Remada, Movimento Socioambiental em defesa do Rio Pomba, que utiliza a canoagem para promoção da cidadania e Educação Ambiental em Cataguases e região, inaugurou às 15 horas deste domingo, 23 de agosto, a primeira Ecobarreira no município. A iniciativa é uma parceria com a Ascatag – Associação de Coletores de Materiais Recicláveis e tem como objetivo preservar o rio e contribuir para minimizar os efeitos da enchente.

Léo Amaral, um dos coordenadores do Eco Remada, informou ao Site do Marcelo Lopes que a iniciativa de instalar Ecobarreiras nos cursos d`água do município é uma contribuição do grupo para beneficiar o meio ambiente. Ele explicou que a primeira a ser instalada foi a deste domingo, sobre o ribeirão Meia Pataca, nas proximidades do Star Soccer. Segundo revelou, a iniciativa contou com apoio de empresas da cidade como a Hidroazul, Granel e Visual Comunicação, além da própria Ascatag.

– Ecobarreiras são mecanismos de contenção de materiais pequenos e médios flutuantes (garrafas pet, potes e sacolas plásticas, entre outros) que descem na corrente do rio. Nosso objetivo é justamente reter esse lixo diário, infelizmente descartado incorretamente pela população. Com a eco barreira, esse material fica retido sendo recolhido e aproveitado pelo pessoal da ASCATAG, informou Léo. “Desse modo, completou, temos a convicção de que a nossa iniciativa vai contribuir para ajudar na despoluição visual do ribeirão Meia Pataca e consequentemente com o Rio Pomba que o recebe como afluente.”

Por fim, Léo revelou que outras ecobarreiras serão instaladas em breve em outros pontos dos rios e ribeirões de Cataguases. E completou que a iniciativa também será um incremento econômico importante nas atividades socioambientais dos agentes de reciclagem e também servirá como ferramenta prática de Educação Ambiental para a população em geral.

Fotos: Reprodução