Bispo da diocese de Leopoldina vai ordenar dois diáconos

Bispo da diocese de Leopoldina vai ordenar dois diáconos

No sábado, 15 de agosto, o bispo da diocese de Leopoldina, dom Edson Oriolo, vai ordenar como diáconos, Douglas Pereira Paul e Paulo Emílio Carneiro Xavier. A solene Celebração Eucarística será realizada às 16h, na Catedral de São Sebastião de Leopoldina, e será transmitida ao vivo pelas redes sociais da Diocese de Leopoldina. Em função da pandemia, a participação presencial está restrita ao clero e aos pais dos ordenandos.

A palavra diácono tem origem grega diákonos e significa “atendente” ou “servente”. É um servo de Deus que ajuda com os trabalhos da Igreja, sendo o primeiro grau de sacramento da ordem: diáconos, presbíteros e bispos.

Na ordenação dos diáconos, a imposição das mãos e a Oração Consecratória são os elementos centrais durante a celebração, que constitui também dos ritos preparatórios de apresentação dos eleitos, eleição dos candidatos, homilia, promessa dos eleitos, súplica litânica, vestição da estola e da domática, entre outros.

Na ocasião, também será celebrada a Missa do Crisma, tradicionalmente realizada na Quinta-feira Santa, mas que foi adiada por causa da pandemia. O momento é marcado pela Consagração do Crisma e pela bênção dos óleos dos enfermos e catecúmenos, pelo bispo diocesano. Nesta celebração, os sacerdotes da diocese renovarão publicamente as promessas sacerdotais, sendo exortados pelo bispo a serem fiéis no exercício do ministério sacerdotal, convidando-os a renovarem publicamente as promessas sacerdotais.

Douglas Pereira Paul
Nasceu no dia 11 de abril de 1992, em Muriaé (MG). É filho de João Miguel Moreira Paul e Jurema Clemente Pereira Paul. Sua paróquia de origem é a Nossa Senhora do Sagrado Coração de Muriaé (MG). Em 2011, entrou para o Seminário Propedêutico Santa Rita de Cássia, em Astolfo Dutra. No ano seguinte, ingressou no Seminário Maior Nossa Senhora de Guadalupe, em Juiz de Fora. Cursou filosofia e teologia no Centro de Ensino Superior (CES), também em Juiz de Fora (MG).

Exerceu seus serviços pastorais nas paróquias Nossa Senhora das Dores, em Dona Euzébia (MG), Paróquia São João Batista, no município de Faro (PA), Paróquia Santo Antônio de Miraí (MG) e Paróquia Santa Cruz, em Muriaé (MG). Desde 2012 é membro da Pastoral Vocacional específica. Atualmente, auxilia as paróquias São José, em Além Paraíba (MG) e Santo Antônio, em Santo Antônio do Aventureiro (MG).

Paulo Emílio Carneiro Xavier
Natural de Muriaé (MG), do Distrito de Boa Família, onde viveu até os seus oito anos de idade. É filho de Sebastião Aparecido Ferreira Xavier e de Claudinéia Carneiro Xavier.

Sua paróquia de origem é a Nossa Senhora do Sagrado Coração, em Muriaé. Ingressou em 2012 no Seminário Propedêutico Santa Rita de Cássia, em Astolfo Dutra. Já em 2013 foi para o Seminário Maior Nossa Senhora de Guadalupe, em Juiz de Fora (MG). Cursou filosofia e teologia no Centro de Ensino Superior (CES) de Juiz de Fora.

Seus trabalhos pastorais foram desenvolvidos nas paróquias Santa Rita de Cássia e Nossa Senhora do Rosário, em Cataguases (MG). Atualmente auxilia o padre Silas Geraldo na Paróquia Divino Espírito Santo, em Ubá (MG).

Vivenciou a experiência do Seminário Propedêutico Santa Rita de Cássia no ano de 2012 em Astolfo Dutra. No ano seguinte, ingressou no Seminário Maior Nossa Senhora de Guadalupe e cursou filosofia e teologia no Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.

Fonte e fotos: Diocese de Leopoldina