Professor Quaresma dá início às comemorações de seus 90 anos

Professor Quaresma dá início às comemorações de seus 90 anos

A Escola Estadual Professor Quaresma, localizada no bairro Taquara Preta, celebra, este ano, seus 90 anos de fundação. Em virtude do período de isolamento social causado pela pandemia da Covid-19, as comemorações programadas pela gestão escolar serão virtuais. Porém, sem perder o envolvimento dos que fazem ou fizeram parte da sua história, informa o seu diretor, Odilon Santos Princisval dos Santos.

O grupo escolar Professor Quaresma, foi fundado por Pedro Dutra Nicácio Neto, em 07 de setembro de 1930. Ele escolheu para patrono, o primeiro professor de Cataguases, Francisco José Quaresma. A escola era instalada, em prédio cedido, na “Segunda escola noturna de Cataguases” que funcionava na atual Escola Estadual Coronel Vieira. Em 1983, a Professor Quaresma mudou-se para o bairro Taquara Preta. E apenas em 1985, inaugurou o prédio onde hoje está instalada.

Assim, no próximo dia 07 de setembro de 2020, a escola vai completar 90 anos. E, para comemorar esta data, a direção e demais funcionários, buscam o envolvimento da comunidade escolar. Eles estão preparando uma série de atividades que vão ocorrer remotamente nestas semanas que antecedem o aniversário deste estabelecimento de ensino, conta Odilon.

As atividades começaram no último dia 07 de agosto e vão até 11 de setembro. Neste período vai acontecer exibição de depoimentos de ex-alunos e ex-funcionários, concurso de uma logo comemorativa para os 90 anos da escola, criação de desenhos, histórias em quadrinhos e poemas, vídeos diversos e interações através das redes sociais. Além disso, haverá exposições virtuais, arquivos de mídia, e momentos de resgate histórico que serão exibidos nas mídias sociais da escola.

Através desses recursos, a equipe pedagógica pretende favorecer o aprendizado de forma lúdica, interativa e prazerosa, ainda que virtualmente. As atividades propostas geram expectativa, demandam planejamento e as ações culminam na valorização e reconhecimento da instituição, do seu patrimônio físico, histórico e emotivo de todos aqueles que delas participam.

– A Escola Estadual Professor Quaresma é uma instituição de ensino que procura destacar a formação intelectual, física e cívica de seus educandos, bem como seu comprometimento com o meio no qual está inserido. Atualmente, a escola atende 618 alunos (Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio) e possui 66 funcionários em sua equipe, conta Odilon que tem como vice-diretora, Catarina Aparecida de Almeida Basílio e como supervisores, Sandra Hipólito e John David Moraes Corrêa.

Quem quiser acompanhar as ações propostas poderá acessar as redes sociais através do Facebook (https://www.facebook.com/FranciscoJQuaresma) e do Instagram (https://www.instagram.com/eeprofessorquaresma/?hl=pt-br).

Texto e fotos gentilmente cedidos pela direção da Escola Estadual Professor Quaresma