Estratégias tecnológicas impulsionam o ensino remoto no Colégio Carmo

Estratégias tecnológicas impulsionam o ensino remoto no Colégio Carmo

No próximo dia 18 de junho, completam-se três meses de paralisação das aulas presenciais nas escolas de Cataguases. Apesar da necessidade de distanciamento social imposta pela pandemia do Covid-19, o Colégio Carmo mantém a rotina semanal de ensino remoto para os estudantes de todos os segmentos, desde o Maternal ao 3º ano do Ensino Médio.

A iniciativa vem sendo aprovada por alunos e professores, e levou a Diretora Pedagógica da escola, Cecília Poyares, a elogiar todos os envolvidos. “Parabenizo todos os profissionais da escola, em especial os professores, que, apesar de todas as adversidades do momento, vêm se dedicando com total empenho, adaptando-se às tecnologias disponíveis e se reinventando a cada dia”, disse.

A seguir saiba como o Colégio Carmo está ensinando seus alunos em plena pandemia.

Ensino Fundamental II e Ensino Médio
Para estes estudantes as aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, por videoconferência, permitindo maior interação com os professores. Cada turma tem uma sala de aula virtual no Google Classroom, onde está o link permanente para todos entrarem no Meet e assistirem às aulas.

As avaliações acontecem através do Google Forms, com questões dissertativas e objetivas preenchidas através de formulários. Outro recurso utilizado são as planilhas de escrita colaborativa do Google Docs, para atividades em equipe.

Há também atividades lúdicas, como os Quiz Games Virtuais. Os professores têm criado os “learning games” através do aplicativo Kahoot, abrindo saudáveis competições entre os alunos. Todos contam também com uma plataforma virtual, em parceria com o Bernoulli Sistema de Ensino – o “Meu Bernoulli”. Os livros didáticos são apresentados na forma de e-books. No ambiente virtual são publicadas também videoaulas, tarefas, indicações de vídeos, textos e outros links para complementar a aprendizagem.

As turmas do Ensino Médio estão realizando, periodicamente, os Simulados ENEM, com questões inéditas. São aplicados aos sábados, para os estudantes de centenas de escolas parceiras do Grupo Bernoulli, através da plataforma virtual. As provas são corrigidas utilizando-se os mesmos critérios do Exame Nacional do Ensino Médio, seguindo a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Após corrigidas as avaliações, cada estudante tem acesso ao Simulador-SISU, que dá a ele uma noção de onde seria aprovado com a nota obtida, segundo os registros do último ENEM realizado pelo MEC.

Ensino Fundamental I 
As turmas do 3º ao 5º anos do Ensino Fundamental também estão assistindo aulas através de videoconferências com a tecnologia do Google Meet. Cada turma tem uma sala de aula virtual, através do Google Classroom. As aulas ao vivo acontecem à tarde, em dois ou três dias na semana. Nos outros dias, os estudantes assistem às videoaulas gravadas e fazem tarefas orientadas pelas professoras.

As turmas de 1º e 2º anos também estão em atividades remotas, com videoaulas e tarefas orientadas. Para isso, todas as turmas, do 1º ao 5º ano, contam com uma plataforma gamificada de aprendizagem, o Bernoulli XP, parte da parceria do Colégio Carmo de Cataguases com o Sistema Bernoulli de Ensino. Neste ambiente virtual estão os e-books, videoaulas e diversos “quiz games” para estimular o interesse das crianças pelos conteúdos apresentados.

Educação Infantil 
As turmas de Maternal II, III, 1º e 2º períodos mantém uma rotina semanal de ensino remoto, contando com a indispensável parceria dos familiares. As professoras produzem videoaulas lúdicas e a cada dia descobrem um recurso tecnológico novo na edição, encantando os pequenos com sua criatividade.

A Educação Infantil também conta com o material didático do Sistema Bernoulli de Ensino e as professoras utilizam os livros, intercalando com outras ações que estimulem a aprendizagem, como circuitos de coordenação motora, jogos aproveitando materiais que todos têm em casa, brincadeiras, músicas e danças.

Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação Colégio Carmo