Trabalhadores do comércio pedem reabertura das lojas em passeata

Trabalhadores do comércio pedem reabertura das lojas em passeata

Os trabalhadores do comércio de Cataguases realizaram na manhã desta quarta-feira, 27 de maio, uma passeata pela região central da cidades reivindicando o retorno ao trabalho. A iniciativa acontece no dia seguinte à frustrada reunião entre o prefeito Willian Lobo de Almeida com sete representantes do comércio da cidade. Após duas horas de conversa, eles não conseguiram afrouxar qualquer regra que pudesse lhes permitir trabalhar, mesmo parcialmente.

Nesta manhã, foi a vez dos comerciários fazerem seu protesto. Eles se reuniram na Praça Rui Barbosa às 9 horas e de lá saíram em caminhada pacífica, de máscaras e usando apitos, desceram o Calçadão e seguiram até a antiga Estação Ferroviária. De lá retornaram com destino ao Paço Municipal onde fizeram uma pequena manifestação gritando a frase de ordem: “queremos trabalhar!”. Eles não foram recebidos pelo prefeito, mas afixaram os cartazes que traziam nas portas do Paço e, poucos minutos depois, o movimento se encerrou.

Em entrevista ao vivo transmitida pelo Site do Marcelo Lopes em sua fanpage no Facebook, os três organizados do evento, Paulo César, Leandro e Mirian, revelaram não só o desejo de retornarem ao trabalho como – e principalmente – a necessidade disso acontecer sob pena de perderem seus empregos. Paulo César informou que desde o início do fechamento do comércio na cidade, ocorrido dia 20 de março, já foram demitidos 900 funcionários. Somente a loja Universo da Moda demitiu oito, conforme revelou seu proprietário, Cleomar Rios, que também colocou na fachada de seu estabelecimento uma enorme faixa mostrando a situação que está enfrentando.

Assista ao vídeo da transmissão ao vivo clicando aqui.

Assista o início da passeata clicando aqui.

Fotos exclusivas Site do Marcelo Lopes.