Campus Cataguases publica jogo educativo para a prevenção da Covid-19

Campus Cataguases publica jogo educativo para a prevenção da Covid-19

O Campus Cataguases do Instituto Federal de Educação Sudeste (IF Sudeste-MG) através de uma equipe multidisciplinar, desenvolveu o jogo online para celular chamado “De volta ao lar”. Com uma mecânica de plataforma e no gênero aventura, a atividade pretende demonstrar de forma lúdica para as crianças as principais formas de contágio e prevenção da Covid-19, além de estimular o isolamento social neste período de pandemia.

Implementado e publicado pelos professores Alex Fernandes da Veiga Machado e Bruno Fonseca Rossi, pelo produtor musical Ezequiel Antônio Sabino e pelos alunos Patrick Leal de Almeida (aluno do Técnico em Informática do Campus Cataguases) e François Feijó Ferreira (aluno do Técnico em Multimídia do Campus Cataguases) o game gratuito está disponível na loja online Google Play e pode ser baixado clicando aqui.

Alex Fernandes acredita que o fato das crianças não fazerem parte do grupo de risco e serem menos propensas a desenvolverem a doença não os impede de ficarem confusas. “Seja por terem parado de ir à escola, por ver as pessoas andando de máscaras ou, ainda, por absorverem o medo de quem os rodeia. Nesse ponto, cresce a responsabilidade de profissionais da educação no propósito de esclarecer dúvidas e derrubar ansiedades desnecessárias e preocupações exageradas, elucidando a realidade da situação”, explica.

– Em tempos de isolamento domiciliar, continua o professor, manter as crianças entretidas não é uma tarefa fácil. “Mas uma das formas de colocar os pequenos ocupados e conscientes do momento que o mundo vive por conta desta epidemia é o uso da tecnologia”, assegura.

A iniciativa recebeu suporte financeiro da Pró-Reitoria de Extensão do IF Sudeste-MG, através do Edital 06/2020, por meio do projeto “Desafio Covid-19: uma proposta de jogo educacional para conscientização à prevenção do Coronavírus”, conta Leandro Borges, diretor da unidade em Cataguases.

Assista a um teaser do jogo clicando aqui.

Fonte e reprodução da arte: IF Sudeste-MG