Em apenas onze dias número de casos de Dengue aumenta 50% em Cataguases

Em apenas onze dias número de casos de Dengue aumenta 50% em Cataguases

A Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, divulgou na tarde desta terça-feira, 05 de maio, os números da dengue no município. Agora são 253 casos notificados que aguardam confirmação do teste de sorologia, sendo 56 confirmados. O único óbito registrado, conforme destaca Amanda Silva de Souza Penha, coordenadora daquele setor, foi encaminhado à Gerência Regional de Saúde de Leopoldina, enquanto aguarda a análise do Comitê de Investigação estadual.

No último dia 24 de abril, conforme matéria publicada neste site (clique aqui para ler), a Coordenadoria de Vigilância em Saúde informou que haviam sido notificados 185 casos. Além disso, outros 38 tiveram o diagnóstico confirmado. Agora, onze dias depois, o número de casos confirmados aumentou em 50%, chegando a cinquenta e seis. Já o de notificações chega a 253, o que significa um crescimento de quase 40% no mesmo período. Amanda lembra que a Dengue pode ser fatal e, portanto, todos devem fazer a sua parte para manter quintais, caixas d`água e demais recipientes que acumulem lixo ou água, limpos. “Tenho certeza que se cada um fizer um pouquinho, a gente consegue acabar com o mosquito transmissor da Dengue, o Aedes Aegypti. É só a gente se esforçar”, garante.

Amanda também lembra que, por conta da pandemia, o trabalho de campo contra a Dengue, Zika e Chikungunya, que é realizado pelos agentes de endemias, ficou restrito às áreas descobertas de domicílios tais como a frente, laterais, quintais e terrenos. A medida cumpre determinação do Ministério da Sáude a fim de evitar os riscos de transmissão do novo Coronavirus (Covid 19). A visita não pode acontecer nem mesmo em área externa, caso o responsável pelo domicílio tenha idade superior a 60 anos, explica a Coordenadoria de Vigilância em Saúde. Por fim, a situação da doença em Minas Gerais, conforme o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, em 27 de abril, a situação é a seguinte: 56.031 casos prováveis (suspeito + confirmado) prováveis de dengue. Cinco óbitos em decorrência da doença e há, ainda, 26 óbitos em investigação.

* Com informações da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais.| Foto: Brasil de Fato.