Comerciantes fazem carreata pela reabertura de seus estabelecimentos

Comerciantes fazem carreata pela reabertura de seus estabelecimentos

Mais de sessenta veículos participaram na manhã desta terça-feira, 05 de maio, de uma carreata promovida pelos comerciantes de Cataguases. A concentração ocorreu entre o supermercado Morais e a concessionária Fiat, na Avenida Eudaldo Lessa, no Bairro Popular e teve início pouco depois das 9 horas em direção ao Bairro Granjaria e principais vias da cidade. Havia uma previsão de fazer o encerramento na porta do Paço Municipal, mas não ocorreu. Os veículos apenas passaram por lá durante a manifestação.

Na tarde de segunda-feira, 04, um grupo de comerciantes também se reuniu na porta do Paço Municipal para pedir a reabertura do comércio. Segundo informou o Procurador Geral do Município, advogado Yegros Malta, uma comissão representativa da categoria foi recebida por ele que, após ouvir a reinvidicação, explicou a realidade do município que impede o prefeito de reabrir o comércio. De acordo ainda com Yegros, entre outras medidas, citou a necessidade do município disponibilizar no mínimo cinco novos leitos de UTI que estão sendo montados no Hospital. Além disso, é preciso contratar profissionais qualificados, preparar o município para um eventual aumento significativo do número de óbitos. Apesar de todas as explicações do Executivo, os comerciantes mantiveram a realização da carreata desta manhã como forma de pressionar o prefeito a flexibilizar o funcionamento do comércio.

Nesta manhã de terça-feira, 05, um grupo significativo de comerciantes participou do evento que começou na Avenida Eudaldo Lessa e percorreu algumas das principais ruas da cidade. O movimento foi pacífico e não teve aglomerações. Cartazes colados nos veículos alertavam para a necessidade de trabalhar, questionava os novos leitos de UTI, famílias perdendo o emprego e até mesmo o que as autoridades fizeram para melhorar a saúde do município ao longo de quarenta dias em que o comércio está parado, entre outras. A carreta começou pouco depois das 9 horas e durou pouco mais de uma hora, após muitos participantes já terem abandonado o evento.

Veja, abaixo, a cobertura em vídeo da concentração e saída da carreata.