Cataguases tem três casos suspeitos do novo coronavírus

Cataguases tem três casos suspeitos do novo coronavírus

Às 17 horas desta quarta-feira, 18 de março, o prefeito de Cataguases, Willian Lobo de Almeida e a secretária municipal de Saúde, Daniela Rezende Coelho, divulgaram um vídeo informando o surgimento do terceiro caso suspeito de contágio pelo novo coronavírus em Cataguases. O vídeo é curto e não dá detalhes sobre o paciente, mas o prefeito pede a todos redobrarem a atenção para com o vírus para superar este momento, e pede que as pessoas fiquem em casa. Já Daniela, por sua vez, ressalta a importância dos familiares cuidarem dos idosos por estarem no grupo de risco, lembra da importância de lavar as mãos e cuidar da higiene.

Não há data certa para a divulgação do resultado destes testes devido ao grande número de casos em exame pela Funed – Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte. Em dias normais o resultado sai em 24 horas, mas agora, está levando até sete dias, afirmou um profissional de saúde ouvido pelo Site. As equipes de saúde também estão enfrentando falta de material para testagem da doença, revelou a mesma fonte que pediu para não ser identificada. Segundo ela, o Governo de Minas não estaria dando a atenção devida a esta situação provocada pelo novo coronavírus, inclusive, o Cievs – Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais – local que centraliza as informações sobre a pandemia, não atende às ligações. “É preciso ficar ligando o tempo todo e ninguém atende. A gente também não pode ficar muito tempo ao telefone porque há uma grande demanda”, conta.

Nesta manhã de quarta-feira, equipes da Secretaria de Saúde fizeram uma campanha de conscientização na Praça Chácara Dona Catarina, onde foram abordadas as pessoas que lá estavam e passadas informações sobre os problemas provocados pelo novo coronavírus e como é fácil o contágio, sugerindo a todos que fiquem em casa neste período. Os homens aposentados que ocupam as mesas de parte do lugar, onde passam as horas jogando baralho, não se intimidaram e permaneceram com a jogatina. No ponto do ônibus, também na mesma praça, foram dadas orientações de higiene e cuidados de limpeza, além de reforçar a importância de permanecer em casa para reduzir a transmissão da Covid-19.