Radialista Gomes é alvo de “fake news” sobre sua saúde

Radialista Gomes é alvo de “fake news” sobre sua saúde

O radialista da Rádio Multisom Sertaneja, Gomes, “o amigo da dona de casa”, e um dos mais tradicionais e respeitados profissionais de comunicação da região, com mais de quarenta anos de atuação, é a mais nova vítima da praga que assola as redes sociais e que atende pelo nome de fake news. Algum irresponsável sem caráter, usando identidade falsa no Facebook, fez uma montagem infantil e de péssima qualidade, utilizando duas fotos daquele apresentador afirmando em seguida que ele estaria com a Covid-19 transmitida pelo novo coronavírus. O texto ainda diz “Força Gomes, estamos com você!”, reforçando a sordidez do gesto que tenta fazer o internauta crer que Gomes estaria bem de saúde.

Tudo mentira, claro. Gomes nunca esteve tão bem disposto quanto nesta quarta-feira, 18 de março. Ele disse ao site que sua preocupação não é desmentir sobre o seu real estado de saúde, afirmando que “muita gente pegou o vírus como a Preta Gil, por exemplo, e outros famosos e já estão se recuperando”, mas sim, desmoralizar e agir “firmemente contra as fake news que prestam um desserviço à toda sociedade, podendo até causar problemas graves”, alerta. Ele tem toda razão. Quem se esconde atrás de um suposto anonimato para divulgar qualquer coisa, não pode estar com boas intenções. Assim, é preciso repudiar com vigor este tipo de procedimento criminoso.

Gomes informou ao site também que denunciou a postagem à Polícia Civil que estaria investigando o caso. De acordo com ele o “post” foi feito à 1h30min desta quarta-feira, 18, de um aparelho celular, marca Sansumg, de dois chips. Ele acrescentou estar otimista que o autor seja descoberto para que possa responder por seus atos, e inibir ações deste tipo, e finalizou que amanhã, quinta-feira, em seu programa, vai dar mais detalhes do ocorrido, bem como sobre as investigações.

As duas fotos utilizada pelo criminoso foram tiradas em 2014, pertencem ao arquivo deste Site e foram copiadas e utilizadas sem autorização de seu editor e autor das imagens. Uma delas, a que está abaixo, foi editada e mostra Gomes com uma suposta máscara cirúrgica cobrindo o seu rosto (em uma péssima e infantil montagem) ao lado da atual prefeita de Guidoval, Soraia Vieira, a quem ele entrevistava. A outra fotografia é a que está acima nesta matéria. Não dá pra saber o que pretendia o autor com essa fake news, mas se queria prejudicar a imagem deste renomado radialista, o que conseguiu foi lhe dar mais audiência e reforçar sua credibilidade junto ao público.

Texto: Marcelo Lopes