Hospital de Além Paraíba tem caso suspeito de coronavírus

Hospital de Além Paraíba tem caso suspeito de coronavírus

O Hospital São Salvador (HSS), de Além Paraíba, divulgou nesta quinta-feira, 12 de março, uma nota curta em sua página oficial no Facebook, informando a existência de um caso suspeito para coronavírus em estudo. O texto revela também que o paciente “deu entrada nesta quinta-feira, 12 de março, e a secretaria de saúde local foi notificada, tomando as providências cabíveis. O HSS está seguindo os protocolos assistenciais conforme orientações do Ministério da Saúde.”

Bethânia Reis, administradora daquele hospital, conversou com a reportagem via internet e confirmou a internação de uma mulher cuja idade não foi revelada e que “esteve nesta quarta-feira, 11, em Belo Horizonte, de onde retornou nesta quinta, cedo, apresentando um quadro de síndrome respiratória aguda grave” sendo internada em regime de isolamento na UTI daquele Hospital. Ela chegou no recinto acompanhada do marido, acrescentou Bethânia, informando também que a equipe da Epidemiologia está monitorando as pessoas com quem ela teve contato desde sua chegada à cidade.

O Hospital fez testes na paciente para coronavírus bem como para todas as demais síndromes gripais sendo, em seguida, encaminhados para Belo Horizonte, através da Gerência Regional de Saúde de Leopoldina. Ainda conforme Bethânia, não há data para a divulgação dos resultados dos exames desta paciente. No final do dia, a Secretaria Municipal de Saúde daquela cidade divulgou nota informando ter ficado sabendo do caso suspeito por “na tarde desta quinta-feira”, acrescentando que aguarda os trâmites burocráticos para “fins de controle dos casos investigados de Coronavírus no Estado de Minas Gerais.”

O comunicado informa ainda que a Secretaria de Saúde vai divulgar “oportunamente, maiores orientações e atuação conjunta” com os órgão de Saúde. O texto termina orientando a população a adotar medidas de prevenção à doença como lavar frequentemente as mãos; usar lenço descartável para higiene nasal; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir; manter ambientes ventilados, entre outras. A nota também se compromete a manter a população atualizada sobre a evolução clínica da paciente internada, “bem como sobre o surgimento de novos casos suspeitos.”

Veja abaixo o comunicado do Hospital São Salvador.